terça-feira, 31 de março de 2009

CER.... mais um capítulo no mundo do associativismo

Depois de três anos no NECSUM chegou a hora de continuar o meu caminho no associativismo desta vez no CER. Foi com alguma surpresa mas enorme agrado que recebi o convite para pertencer à Direcção desta associação tão interessante! Assim como aconteceu no NECSUM prometo dar o meu melhor e sobretudo ter prazer em todas as tarefas que for desenvolvendo ao longo dos próximos dois anos! O associativismo é uma excelente forma de estar envolvida na sociedade civil e de contribuir para a construção de uma identidade colectiva.
Hoje foi muito agradável conhecer alguns dos membros que integram a lista e disfrutar de um final de tarde em excelente companhia! Um grupo de trabalho interessante e com 1001 ideias para colocar em prática!
Mas quando se fala em CER nada fica completo sem a presença de uma pessoa que além de ser uma excelente profissional gosta do que faz e dá ao Centro de Estudos Regionais toda a sua dedicação! Um trabalho que merece ser reconhecido. (ela sabe quem é........ahhhhh e não falo isto por ser minha amiga, falo porque merece)
O CER passará por isso a ocupar um cantinho bem especial na minha agenda!
Para quem não conhece aqui fica o site CER

Boas Novas...

Amanhã lá vou eu para o Porto fazer uma formação....e para quê para quê????? Amanhã conto...prometo!

segunda-feira, 30 de março de 2009

A triste tarefa de encontar o que idealizámos...

Sem dúvida que ir à procura de algo que projectámos na nossa mente pode não ser tarefa fácil! E de que falo eu?????? Falo simplesmente de como a tarefa de encontrar umas calças de ganga claras e não muito justas à perna pode ser uma verdadeira sessão de "como ir ao inferno sem bilhete de volta"! Ontem dei o dia por perdido porque com a paciência que tenho para fazer compras à terceira tentativa desisti logo! Eu não sei o que se passa mas de um momento para o outro parece que todas as calças de ganga à face da Terra ditas normais desapareceram e foram transformadas em peças completamente estranhas! E depois a experiência de enfiar uma coisa daquelas pelas pernas acima pode ter resultados altamente desastrosos para o nosso ego! Eu já sou magra mas com uma calças justa em baixo imaginem...pareço uma versão da Olivia Palito nos anos gloriosos do Rock and Roll! Mas enfim....lá consegui encontrar umas que me agradaram na cor e no formato tirando o pequeno detalhe de serem muito largas em baixo.......ou é 8 ou 80!!!!! Lá fui eu para a costureira resolver a situação...espero que fiquem como eu quero!
De qualquer forma tudo isto serve para dizer que tentar encontrar algo que imaginamos/idealizamos além de não ser tarefa fácil pode não compensar! O melhor mesmo é deixar de tentar encontrar tudo dentro de certos parâmetros e ser simplesmente surpreendida por aquilo que nos vai aparecendo!

sábado, 28 de março de 2009

Notícia da semana (directamente da minha pianola metálica para o mundo)

"Se tudo correr bem daqui a 4 meses já podemos tirar o aparelho!" Esta frase linda e maravilhosa saída directamente da boca da Drª Patrícia foi como música para os meus ouvidos!
Parece que já vejo a luz ao fundo do túnel....mas, tendo em conta que a minha médica por vezes gosta de tudo ao mínimo detalhe o mais certo é os 4 meses serem alargados a 5/6....! Estou em pulgas para ver o resultado final porque ao fim de um ano e 6 meses quase que já não me imagino sem este sorriso metálico!!!!!!!!

Frase da semana....

"A morte de um filho é um parto ao contrário"

(não tenho a certeza de quem disse esta frase mas penso que pertença à escritora Rita Ferro)

quinta-feira, 26 de março de 2009

As memórias do "mestre"

Estou quase quase no final de mais um livro do grande, do magnífico e incompreendido (por muitos) José Saramago! A obra é sobre as memórias da sua infância e apesar de ser um livro de leitura fácil e de rara leveza tem em si a marca inconfundível deste grande orgulho nacional! Pode não ser um escritor óbvio! Pode não ir pelo caminho mais fácil! Pode não ser dotado de uma escrita que facilmente apela ao "coração"! Contudo, Saramago nasceu para escrever, nasceu para pôr no papel as emoções, as palavras e as histórias que ficam no mais fundo da nossa imaginação!
Ler Sramago é sobretudo descobrir o livro que ele deixou nas entrelinhas!
Já agora...prometo deixar aqui um pequeno excerto de uma das histórias de "Pequenas Memórias"


Vivo na "Meca da Arquitectura" ..... e esta heim???

A revista inglesa Wallpaper classificou a cidade de Viana do Castelo como uma "Meca da Arquitectura", em um dos seus artigos. A nova Biblioteca, de Siza Vieira, assume um lugar de destaque assim como a Praça da Liberdade, desenhada por Fernando Távora e o "polémico" Hotel Axis. Mereceu também destaque o futuro Pavilhão Multiusos que contará com a assinatura de Eduardo Souto Moura.
Outros edifífios de grandes arquitectos merecem igual destaque:
  • Pousada da Juventude (Carrilho da Graça - recentemente galardoado com o Prémio Pessoa) Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e o Auditório Lima de Carvalho (Fernando Távora)
  • Edifício de entrada da Citânia de Santa Luzia (arquitecta Paula Santos)
  • Conjunto habitacional do antigo mercado (Alves Costa e Sérgio Fernandez)
  • Praça da República (Viana de Lima),
  • Hospital (Chorão Ramalho),
  • Casa Grande da Rua Mateus Barbosa (Nazoni)
  • Templo de Santa Luzia (Ventura Terra)

Fonte: http://maisactual.pt/

Só me resta dizer que para além de ser um orgulho viver numa cidade merecedora de tal distinção faço votos de que a construção de novos edifícios respeite sempre a beleza natural deste município! No fundo quero com isto dizer que para "mono" urbanístico já nos chega o famoso Edifício Jardim (mais conhecido pelo Prédio Coutinho)

terça-feira, 24 de março de 2009

Basta um segundo para acontecer, não chega uma vida para esquecer!

Enquanto almoçava vi uma pequena conversa televisiva sobre os recentes acidentes com crianças que têm sido presença assídua um pouco por todos os telejornais e imprensa em geral! Negligência? Sim, quanto a isso não restam dúvidas. Quando se questiona sobre os motivos para tal acontecer é que a resposta não é tão directa nem tão pouco objectiva. Dos últimos casos notíciados lembro-me de um menino que brincava na praia e que acabou por ser arrastado pelo mar. Lembro-me de pelo menos dois casos em que duas crianças de tenra idade caíram de uma varanda. Lembro-me também de ouvir o caso que talvez seja o mais chocante de todos (não querendo com isto diminuir a importância dos outros), um pai que deixou no carro o filho e durante três horas não mais se lembrou dele! Apelidei este caso de chocante não pelo facto de o considerar mais trágico do que os outros mas porque talvez seja a prova fiel de que cada vez mais vivemos a um ritmo alucinante e nos deixamos absorver de tal modo pelos problemas quotidianos que acabamos por inverter, na maioria das vezes involuntáriamente, a nossa pirâmide de prioridades. Contudo, não sou da opinião que o stress, ou mesmo os problemas do dia-a-dia sirvam de desculpa ou mesmo de atenuante para explicar o que nos parece inexplicável. Apenas me parece lógico que se considere estes factores como possíveis causas/estímulos para explicar o que leva um pai/mãe responsável a cometer erros gravíssimos e de total negligência. E talvez tenha sido o que aconteceu neste caso...
Ter um filho é sem dúvida uma responsabilidade enorme e ter mais do que um então nem se fala! Ser um/a mãe/pai atento, participativo, interactivo e sobretudo presente tem muito que se lhe diga e se somarmos a tudo isto a falta de tempo e o constante surgimento de problemas que servem para abalar a estabilidade familiar a vários níveis teremos uma equação nem sempre fácil de resolver.
Não me ocorre muito a dizer sobre estes casos porque tenho sempre um enorme medo de cair em julgamentos precipitados ou mesmo de como diz o povo "cuspir para o ar e cair-me em cima"! Considero que não há maior juiz nem maior punição do que aquela que estes pais vão encontrar dentro de si, até porque não deve existir maior dor do que a perda de um filho! Parece-me sobretudo que todos estes casos acabam por servir como exemplo para todos os outros pais que devem procurar ser atentos e cautelosos sem tembém cair no exagero, até porque protecção em demasia também é um erro! Acidentes podem acontecer com todos e ninguém está livre deles mas parece-me que já é hora de se perceber que determinadas situações podem ser evitadas basta para isso reduzir a possibilidade de perigo! Falo sobretudo nas protecções que se devem colocar nas varandas para evitar quedas, falo também das protecções para piscinas de modo a não permitir um afogamento, falo dos poços que tantas vezes são um convite para a curiosidade infantil...
Podem ser investimentos nem sempre fáceis de realizar mas a vida de um filho não tem preço! É necessário redobrar os alertas e apostar na atitude preventiva para que o número (horrível) de 700 acidentes por dia com crianças, segundo a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), comece a diminuir!

segunda-feira, 23 de março de 2009

Um pouquinho de futilidade....

E porque na verdade nem só de assuntos sérios vive este blog (eu disse vive????? queria dizer sobrevive!) aqui ficam algumas imagens de uma das minhas paixões. Adoro lingerie e adoro tudo o que é roupas para a hora de fazer o "ó-ó"...... ! Na verdade aquela mentalidade de que na hora de dormir vale qualquer trapinho já lá vai por isso aqui ficam as minhas sugestões!
Estilo Casual (para dormir descontraída e confortável)
Estilo elegante (para dormir confortável mas com um toque de "chic")
Estilo sexy (não significa estar mais despida....significa usar algo mais provocante !!!!...no fundo é um estilo para ocasiões em que se quer dormir pouco, muuuuuuito pouco!)

Fonte: Women`Secret

domingo, 22 de março de 2009

Dia Mundial da Água

Este dia costuma ser uma excelente altura para lembrar a importância deste recurso e as várias formas de reduzir o consumo de água! Toca a poupar....
Mas também é importante referir que é revoltantemente elevado o número de pessoas que não têm acesso a água limpa e a equipamentos sanitários básicos. É de destacar que as Nações Unidas têm como objectivo reduzir para metade o numero de pessoas que se encontram nesta situação e permitir que imagens destas sejam cada vez mais difíceis de encontrar....



sábado, 21 de março de 2009

Dia Mundial da Poesia

Sendo hoje o Dia Mundial da Poesia não podia deixar de publicar aqui alguns poemas! Foi muito dificil escolher sobretudo porque não queria que nenhuma das minhas escolhas fosse óbvia!
Destaco dos três o poema, de José Carlos Ary dos Santos, que é para mim a mais bela descrição do que é a poesia!

Mário Cesariny

"Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco,
conheço tão bem o teu corpo
sonhei tanto a tua figura
que é de olhos fechados
que eu ando a limitar a tua altura,
e bebo a água e sorvo o ar
que te atravessou a cintura
tanto tão perto tão real
que o meu corpo se transfigura,
e toca o seu próprio elemento
num corpo que já não é seu
num rio que desapareceu
onde um braço teu me procura.
Em todas as ruas te encontro
em todas as ruas te perco "

Pablo Neruda

"Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não te querer chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.
Quero-te só porque a ti te quero,
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te, como um cego.
Talvez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,
nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor,
a sangue e fogo!"

José Carlos Ary dos Santos

"De silabas de letras de fonemas
se faz a escrita. Não se faz um verso.
Tem de correr no corpo dos poemas
o sangue das artérias do universo.
Cada palavra há-de ser um grito.
Um murmúrio um gemido uma erecção
que transporte do humano ao infinito
a dor o fogo a flor a vibração.
A poesia é de mel ou de cicuta?
Quando um poeta se interroga e escuta
ouve ternura luta espanto ou espasmo?
Ouve como quiser seja o que for
fazer poemas é escrever amor
a poesia o que tem de ser é orgasmo."

quinta-feira, 19 de março de 2009

Venenos de Deus , Remédios do Diabo

Remédios de Deus Venenos do Diabo é o título de uma obra recente do escritor moçambicano Mia Couto mas cabe perfeitamente como título deste texto. Sou católica e apesar de não ir com elevada frequência à missa procuro todos os dias fazer de mim um ser humano melhor, mais justo e mais solidário. Apesar de me sentir cada vez mais distante da Igreja enquanto instituição não posso deixar de sentir vergonha......aliás a palavra certa é mesmo nojo quando volto novamente a ouvir a posição da Igreja relativamente ao uso do preservativo! A Igreja Católica segue pelo seu caminho, fiel a si própria e às suas convicções e curiosamente cada vez mais distante da sua verdadeira essência! Talvez uma essência que nunca se fez sentir e que apenas aparece solta entre palavras nas páginas da Bíblia e nas acções de todos aqueles que no terreno dão o melhor de si aos que mais precisam!
Chega de uma atitude hipócrita, retrógrada e completamente desenquadrada da realidade! Será que ao tomar essa posição a Igreja sabe da quantidade de pessoas que morrem em África com SIDA? Não, eu prefiro acreditar que não sabe que não tem conhecimento e nem sequer sabe o que isso é!!!! Infelizmente a Igreja do alto das suas verdades e dos seus dogmas não vê o Mundo real....... não vê a fome, não ouve os gritos, não percebe que a cada segundo, a cada minuto o mundo é produto das mentes sujas e negras que assim como eles (elite eclegiástica) acreditam que são detentores da verdade!
A maior verdade é que tudo mudou menos os dogmas católicos! Dizer que o preservativo não vai resolver os problema da propagação da SIDA é nos dias de hoje tão ridículo e tão falso que não é de admirar que no momento seguinte a estas (tristes) palavras meio mundo tenha vindo revelar a sua indignação para com a figura máxima da Igreja Católica!
Não acredito numa mudança profunda da Igreja simplesmente porque não acredito em milagres!Em nome de um Deus proferem-se barbaridades, em nome de um Deus proclamam-se verdades ocas que de nada servem e que em nada melhoram a vida de quem sofre e vive em condições muito difíceis!
Até quando os venenos de um "Deus" continuarão a ser proclamados em detrimento dos sábios remédios do "Diabo"!?????

terça-feira, 17 de março de 2009

Cry me a river....

Nunca consegui resistir a esta música...... sobretudo na voz da grande Diana Krall (adoro)


sábado, 14 de março de 2009

JÁ vouuuuuuuuuuuuuuuuuuuu


Adoro esta publicidade...é tão, mas tão, mas tão engraçada! Em quase todas as casas isto acontece (tirando a parte da curta distância entre eles). Só tenho pena que na maioria das casas onde esta cena tão típica em qualquer família e a frase JÁ ESTÁ NA MESAAAAAAAAAAAAA seja dita em 99% pela mulher da casa enquanto a filha/o estão de papo para o ar e o homem da casa fica de perna cruzadaa ler o jornal!!!!! É triste mas é assim......e na maioria dos casos a culpa (tenho pena que assim seja) é regra geral do elemento femnino! Cabe à nossa geração fazer com que daqui a uns valentes anos a IKEA (se ainda existir e resistir à crise....claro está) faça a mesma publicidade mas desta feita com uma saudável troca de papeis entre o homem e a mulher da cena!!!!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

O sol voltou ..... a chuva já lá vai

Para mardar a chuva para outro lado nada melhor do que fazer algo que nos dá prazer e que sobretudo nos deixa com o astral lá em cima! Fui direitinha até ao cantinho dos pequeninos mais fofos da área.........fui ao Lar! Encheram-me de beijos, abraçinhos e depois de umas boas corridas já me sentia pronta para outra! Ninguém lhes resiste ..... muito menos eu! E depois uma princezinha a dizer "Xanda gotú mutu de ti!!!!!!!" deixa-me logo super bem disposta e com aquele sorriso....loooool!
Enfim, nada como dormir sobre o assunto e andar para a frente! Também uma coisa é certa com ou sem experiência a área de Recursos Humanos é aquela que me preenche e por isso se 5 anos de curso não me deram os conhecimentos necessários para ser competitiva nessa área pois só me resta meter pés ao caminho e fazer como se diz na minha terra (e um pouco por todo este país do Deus me livre) fazer algo por mim abaixo.....aliás com o pedal com que estou faço por mim abaixo pelos lados, por cima, em diagonal.....etc!
P.S. - Desde pequena que tenho tendências bipolares como podem analisar!!!!! Ai, ai.....mais uma confidência destas e este blog começa a ser alvo de interesse por parte de psiquiatras no desemprego.......!


Mau tempo....

Por aqui chove que se farta.....e acho que vai provocar cheias! Mas, só eu vejo a chuva, só eu ouço a trovoada e só eu vejo os relâmpagos, porque a maioria das pessoas deve estar a deliciar-se com o rosto primaveril com que o dia de hoje acordou! Não adianta o Sol tentar aquecer-me porque chove tanto mas tanto mas tanto que mais parece um dia frio de princípios de JANEIRO!
Sou licenciada em Sociologia e depois? e agora? e o que faço? como faço? porque faço? quando faço? e já agora faço o quê?......
É irritante a forma como o nosso curso é desvalorizado mas mais irritante do que isso é percebermos que em concreto sabemos um pouquinho de tudo mas não temos conhecimentos práticos para quase nada....essa sim é a realidade e não vale a pena fantasiarmos em torno disso! Por esse motivo é que é tão importante investirmos em formação em áreas específicas ligadas à nossa formação académica que apenas é de carácter geral!
Imaginem o seguinte anúncio: Empresa procura candidato a vaga para a área de Recursos Humanos (preferência para pessoas Licenciadas em Sociologia, Psicologia, Gestão...etc).
Agora imagem o que pode uma licenciada em Sociologia fazer contra um licenciado em Gestão?????? Eu digo: Nada....N-A-D-A!
De que adianta a entrevista ter corrido bem, de que adianta passar uma imagem de confiança e de segurança? De que adianta perceber interesse da outra parte se no final todos sabemos que se algum dia me perguntarem: e o que sabe fazer concretamente dentro da área de RH, a resposta nunca concreta! Será que um licenciado em Gestão não tem muitas mais armas para se defender? Até porque entre as linhas da entrevista ficou bem claro que a parte comportamental e motivacional dos RH não é de todo para os administradores da empresa a mais importante!
Pois é, esta é a dura realidade de quem investe em uma formação que nos deixa sempre com a ideia de que sabemos um pouquinho de tudo mas, não sabemos nada em concreto!
Quanto a isto só me resta traçar o meu plano de investimento em formação específica e com elevado teor práctico e claro pegar no guarda-chuva e enfrentar o mau tempo! Mas, quanto a isso acho que não preciso de me preocupar porque neste meu mundo a chuva dura pouco e quer esteja a chover ou não eu sigo sempre em frente.....e faço por obrigar o meu Sol a brilhar de novo!

quarta-feira, 11 de março de 2009

O génio Caravaggio

Já que deixei na terça-feira uma imagem de um quadro do Salvador Dali hoje aproveito para deixar algumas imagens de quadros daquele que para mim é um dos génios da pintura: Michelangelo Merisi da Caravaggio!
Hoje deu-me para isto.......afinal de contas adoro pintura e apetece-me partilhar isso por estes lados!

Sempre enigmático, sombrio, frontal e terrivelmente fascinante Caravaggio serviu-se de figuras comuns como fonte de inspiração para retratar inúmeros personagens bíblicos! No seu quadro "A Morte da Virgem" (a 2º imagem) dizem que a figura que retrata Maria mais não é do que o corpo morto de uma prostituta que apareceu junto ao rio Tibre! Esta aproximação entre o profano e o divino faz a obra de Caravaggio ser provocatória e ao mesmo tempo apaixonante!
Já agora, ninguém melhor para falar de Carvaggio do que o próprio:

"(...)E eu sou Caravaggio,
que luto, denodadamente, com a arte
para que a tragédia,
sagrada ou profana,
se represente igual à sua gravidade,
cantem, ou não, os anjos as hossanas,
goste-se, ou não se goste, do que faço.
A vida é turbulência
– e é assim que chega às minhas telas,
e é assim que o que pinto,
entre claros e escuros, proclamo-me!

(in Poemas de Caravaggio, inédito - vencedor do Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire, 2007)

Um umbigo do tamanho do Mundo

Na semana passada ouvi alguém dizer: "todos os dias acordo e penso: hoje vou mudar o mundo!"Pode parecer pretencioso ou até mesmo exagerado mas a verdade é que se todos nós ao acordar tivessemos esse pensamento o mundo estaria menos cinzento! Às vezes custa começar, às vezes custa dar o primeiro passo mas depois de iniciar a caminhada não mais apetece sair deste caminho tão gratificante!
Como já tinha referido estive na semana passada em várias sessões organizadas pelo Banco de Voluntariado de Viana do Castelo! Deixem-me dizer que numa dessas sessões conheci dois seres humanos maravilhosos! Duas senhoras lindas e com muita vida pela frente, que todas as semanas se deslocam ao Hospital de Viana para conversar, ajudar ou simplesmente segurar na mão (como elas dizem) dos vários doentes que pelos mais variados motivos enfrentam a doença na profunda solidão! Dei por mim a olhar para as duas e a pensar que privar com seres humanos assim faz qualquer um sentir-se pequeno! Não são grandes por serem voluntárias, são grandes por perceberem que em todos os momentos que se delocam até lá recebem sempre muito mais do que dão! São sobretudo pessoas que não padecem do síndrome "o meu umbigo em 1º lugar" e tentam de forma tão bonita mostrar que ajudar está ao alcance de qualquer um de nós porque um sorriso, um gesto de carinho não custa nada a ninguém!
E para quem neste momento pode estar a ler isto e a pensar......(ok, elas não devem ter muito para fazer e por isso tem tempo para se dedicar aos outros)! Pois muito bem, aqui vai a prova de que só não faz quem não quer! Uma dessas senhora trabalha numa Junta de Freguesia aqui da zona e segue (nos dias em que faz voluntariado) directamente do trabalho para o Hospital e sai de lá às nove. Tem dois filhos e é casada e diz-se uma "excelente gestora do seu tempo"! A outra senhora (um doce em forma de gente) já não trabalha mas vive com um filho que já foi operado inúmeras vezes e está numa cadeira de rodas devido a uma doença incurável!
Sem dúvida que o "umbigo" delas é do tamanho do mundo...

terça-feira, 10 de março de 2009

A profundidade de um olhar..... a contemplação

(Quadro de Salvador Dali)

segunda-feira, 9 de março de 2009

O meu "Infinito Particular"

Todos nós temos um horizonte dificil de alcançar.....um corredor fundo onde não vemos o fim......uma luz que guia quem percorre os nossos caminhos! Esse "Infinito Particular" tão público para quem nos ama pode ser tão bonito de percorrer mas também pode ser labiríntico....por isso (e só por isso) um dia alguém escreveu uma música que não foi inspirada em mim (mas podia ter sido)! Esse é o segredo das boas músicas e dos grandes poemas....é que todos eles podiam ter sido inspirados no nosso "eu" mais profundo e secreto! E quando menos esperamos vemos alguém entre dois ou três acordes dizer aquilo que nunca conseguimos traduzir!

"Eis o melhor e o pior de mim
O meu termômetro, o meu quilate
Vem, cara me retrata
Não é impossível
Eu não sou difícil de ler
Faça sua parte
Eu sou daqui, eu não sou de Marte
Vem, cara me repara
Não vê, sou porta bandeira de mim
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular
Em alguns instantes
Sou pequenina e também gigante
Vem, cara, se declara
O mundo é portátil
Pra quem não tem nada a esconder
Olha minha cara
É só mistério, não tem segredo
Vem cá, não tenha medo
A água é potável
Daqui você pode beber
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular..."

Música: Marisa Monte
Composição: Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Carlinhos Brown

O Magalhães do terror

E então o que me dizem do nosso tão querido e estimado Magalhães (o computador mais português de Portugal.....ai ai) ser o mais recente instrumento de vergonha nacional???? Pois é, como já não bastavam as críticas ao "bichinho" ainda veio o deputado José Paulo Carvalho (a minha vênia) denunciar à Assembleia da República o facto do instrumento de estudo mais famoso do momento vir carregado de erros ortográficos de fazer corar qualquer professor de Português. Já para não falar das frases sem sentido que deixam um comum mortal a pensar que o pobre Magalhães acabou de ser infectado por um daqueles virus matreiros! A questão que fica na cabeça de todos é simples mas duvido que a resposta o seja também: "Mas como é possivel que isto tenha acontecido?"
De qualquer forma esta situação parece-me reflectir bem o país que somos não só pelo facto dos nossos testes de controle de qualidade deixarem muito a desejar mas também por teimarmos em viver num cantinho à beira mar plantado onde a culpa morre solteira! A situação é grave e já estou a ver o castigo para todos os responsáveis por esta desagradável e ridícula situação. Ora, todos os "meninos" que deixaram passar tais erros cá para fora devem pegar nos mais de 80 erros assinalados e escrever 100 vezes cada palavra da forma correcta! Isto sim é que era.....já que não devem ter feito isso quando andavam na primária ficavam agora a saber com quantos paus se faz uma correcção ortográfica!

Agora mais a sério.....o que me parece que realmente aconteceu foi o chamado "vai por este caminho que é mais perto e demora menos tempo", ou seja, leram os menus mas acharam que ler as instruções dos jogos pedagógicos não valia a pena e por isso deixaram passar todos aqueles erros! Já agora ainda não percebi muito bem quem é o verdadeiro responsável pelos textos mas uma coisa é certa português não deve ser!

Para todos os que dizem que vivemos num país pouco interessante e onde nada acontece....ora por favor isto está melhor do que o País das Maravilhas da pequena Alice! Cá para mim esta linda história ainda vai ter um remake que se chamará " Lurdinhas no País das Macaquices". parece que já estou a ver a personagem principal seria a nossa estimada MARIA DE LURDES RODRIGUES; o coelho seria o queridíssimo SÓCRATES e os outros personagens imaginem vocês!!!! E mais não digo...
P.S. - Aproveito o momento para pedir desculpas por eventuais erros que tenha cometido ao longo de todos estes posts.......acontece aos melhores não é Sr. Primeiro Ministro??????

domingo, 8 de março de 2009

Em 1984 foi assim...

Hoje calhei de ligar a televisão na Rtp e vi e ouvi pela 1º vez a música que este ano vai representar Portugal no Festival da Eurovisão. Confesso que não me parece que a vocalista tenha uma grande voz mas, no seu todo acho a música interessante.
Ora, como a cabeça de qualquer mulher corre a 1000 à hora lembrei-me de ver que música portuguesa foi ao festival da canção no ano em que nasci, ou seja, 1984. Curiosamente tive uma boa surpresa porque me deparei com um poema lindíssimo e inspirador. A voz que subiu ao palco da eurovisão era feminina (Maria Guinot) e desde logo provou ser uma grande talento musical pois quer a música quer a letra são da sua autoria! Uma mulher que mostra nesta letra, que deixo agora aqui, a profunda sensibilidade da alma feminina e o turbilhão de emoções contraditórias que muitas mulheres têm dentro de si!
Não sou uma entusiasta do Dia da Mulher, mas já que o temos, e fazendo uma ponte entre as duas coisas, aproveito para dedicar este poema a todas as mulheres que ainda nos dias de hoje não conseguem sentir a força da igualdade e a liberdade consequente da não discriminação!
Silêncio e tanta gente
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro o amor em teu olhar
É uma pedra
Ou um grito
Que nasce em qualquer lugar
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal aquilo que sou
Sou um grito
Ou sou uma pedra
De um lugar onde não estou
Às vezes sou também
O tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar
Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não
E troco a minha vida por um dia de ilusão
E troco a minha vida por um dia de ilusão
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro as palavras por dizer
É uma pedra
Ou um grito
De um amor por acontecer
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal p'ra onde vou
E esta pedra
E este grito
São a história d'aquilo que sou!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Vai e Faz

Chegou hoje ao fim a formação que recebi para estar inscrita no Banco de Voluntariado de Viana do Castelo. Apesar de estar no Berço desde Maio do ano passado ainda não tinha recebido esta esta formação e por achar que se trata de um projecto muito interessante achei que esta era a melhor altura para o fazer! Vou ter muito para falar sobre esta experiência mas por agora deixo por aqui 1 poema que me foi dado a conhecer hoje!


Vai e faz - Dá um pouco de ti
Pensa em ti pensa em mim
E nos outros também

Vai e faz - basta um pouco de ti
Tu vais ser mais feliz
E os outros também

Vai e Faz - é de livre vontade
Que este mundo há-de
Ir sempre mais além.

Vai. Que tu mereces e eu mereço
Faz. Que tu conheces e eu conheço
Vai. Eu canto aquilo que fizeres.
Faz. Eu quero o mesmo que tu queres.

Vai. E dá antes que te peçam!
Faz. Para que os outros não te impeçam.
Vai. Eu canto aquilo que fizeres.
Faz. Eu quero o mesmo que tu queres!

Poema de Joaquim Pessoa

Prometido é devido......II

Como já tinha acontecido anteriormente já havia quem andasse a dizer que lá estava eu a prometer e a não cumprir.....pois sim pois sim! Cá estou eu para dizer mais uma vez que posso tardar mas não falho! Depois de uma selecção cuidada e sobretudo de uma escolha que respeite a credibilidade de todas as carinhas larocas que por lá aparecem, conseguimos chegar ao produto final! Devo agradecer à minha colaboradora Heidi (Spielberg é o nome do meio dela) que lá foi apontando aspectos e melhorar e foi fornecendo o material necessário (fotos e videos)!
Para quem quiser ver as tão aguardadas fotos do Carnaval em Ovar basta clicar neste link: http://videos.sapo.pt/2KcF7fmSz4WY6YNcDlVZ
Espero que gostem !
P.S - Devo salientar (para que não restem dúvidas) que ao minuto 03.08 eu estava em cima da cama a arranjar o lençol.........e as espertinhas pimba...toca a tirar foto!

quarta-feira, 4 de março de 2009

O rabinho do Caramuru........ahhhhhhhhhhh?

Hoje estava eu muito bem a ver o telejornal e vejo a surgir no dito noticiário uma reportagem sobre a estátua do Caramuru de que falei em um texto anterior! O choque foi total quando vejo duas senhoras de meia idade a dizerem entre sorrisos (muito maliciosos) que a parte que apreciavam mais na dita estátua era a parte "do rabinho". Sim, eu sei que aquilo tem umas formas um tanto ao quanto exageradas mas daí a dizerem aquilo vai uma grande diferença! A minha pergunta é: será que naquela altura não estava a passar ninguém pela praça com um ar mais "normal"??????? Aposto que das várias pessoas que entrevistaram alguma deve ter feito um comentário mais interessante e perspicaz do que aquele (o que não era difícil tendo em conta o calibre do comentário). Mas para o reporter talvez aquele tenha sido demonstrativo do espírito e da passividade com que o povo desta santa terrinha engole tudo aquilo que lhes metem à frente!
Na mesma reportagem vi também o nosso "ilustre" Presidente da Câmara que dizia de boca cheia que achava que a estátua vinha cortar a aridez que a praça tinha.......Ai ai senhor Presidente definitivamente temos interpretações distintas para o conceito de "árido". E já agora gostava de saber o porquê da estátua do ilustre Caramuru merecer a honra de habitar na sala de visitas da cidade (o senhor presidente já experimentou sair do Museu do Traje e olhar em frente?.....são só curvas contra curvas....até parece que chegamos às praias no Brasil) enquanto que o não menos ilustre navegador vianense João Álvares Fagundes vive actualmente no meio de um parque de estacionamento onde tenho a certeza que fica difícil apreciar a beleza de tão importante monumento! Esta dualidade de critérios deixa-me a pensar que como em tudo na vida uns devem ser filhos e outros enteados!