sábado, 25 de outubro de 2008

Orgulhosamente Sós?!! - Comunidade Intermunicipal



O novo regime jurídico das Associações de Município é tema de acesa discussão em Viana do Castelo e promete nos próximos tempos aquecer ainda mais! Uma das principais questões é perceber se esta nova leitura sobre as Associações de Municipios vem ou não servir de elo e de trampolim para um eventual reforço da unidade e coesão no distrito de Viana do Castelo. O referendo sobre este tema está a chegar e até ao final do ano os vianenses vão ter uma palavra a dizer. Palavra essa que se espera ponderada e sobretudo reveladora dos verdadeiros interesses deste município e também do distrito. No lado do "Não" vemos em grande força o actual presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Defensor Moura, que lidera um movimento assumidamente contra a integração de Viana na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima. A apresentação do dito movimento já decorreu e os argumentos do Defensor Moura vão de encontro à velha ideia de que Viana terá muito a perder com tal junção intermunicipal! Resumindo, enquanto a lei do associativismo municipal não preconizar que cada município terá um peso directamente proporcional à sua população na eleição dos órgãos dirigentes dessa comunidade e na tomada de decisões, a Câmara de Viana e sobretudo o Defensor Moura prometem fazer finca pé!

Isto parece-me muito grave e apesar de ainda ter dúvidas sobre alguns pontos desta legislação considero que este "NÃO" pode ser a médio e a longo-prazo um NÃO ao progresso, à modernização e ao desenvolvimento socioeconómico do municipio e de toda a região Minho-Lima. Viana não pode mais continuar a aderir e a levantar a bandeirinha do "orgulhosamente só"....não é hora de amuar e de ficar a um canto como uma criança mimada a quem se retirou um brinquedo! Por este andar qual será a próxima iniciativa do Defensor Moura? Ah já sei...vai mandar muralhar a cidade para nos defender dos supostos "inimigos"!????
Seria sem dúvida um erro estratégico grave o concelho isolar-se em si próprio não deixando espaço para um desenvolvimento que se quer cada vez mais conjugado no plural. Sou da opinião que Viana não pode dizer NÃO à Comunidade Intermunicipal pois assim corre o risco de ficar a ver navios (em sentido figurado porque em sentido literal já vê todos os dias...loool).


Quanto ao Defensor Moura uma pequena palavrinha : e que tal desta vez (só para variar) não se deixar levar por questão e "ódios" de estimação? Talvez não fosse má ideia ah?

Sem comentários: