quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Defender o NÃO ou dfefender o Defensor...eis a questão?

Foi na passada segunda-feira que o programa Prós e Contras deu algum tempo de antena ao referendo do dia 25 de Janeiro sobre a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima. Frente a frente ficaram os dois representantes dos movimentos pelo SIM e pelo Não e não deixaram de aquecer o programa ao esgrimirem os seus argumentos (uns mais válidos do que outros em ambas as partes). Mas, o tema central do debate não era Viana e sim, a importância do referendo como instrumento democrático...por isso soube a pouco! Quantas questões poderiam ter sido feitas e quantas respostas ficaram por dar? Devo destacar que foi com grande tristeza (uma vez que defendo o Sim) que vi o representante do movimento do SIM ficar muito aquém em termos de argumentos a apresentar....faltava vida naquela voz! Por sua vez o actual presidente da Câmara de Viana apesar de mostar ser "bem falante" fez-me lembrar aquela velha máxima popular que diz: "cantas bem mas não me alegras!" Parece ser óbvio aos olhos de todos a importância para desta Comunidade para o Alto Minho mas, o olhar egoísta e redutor de alguns faz com que se tente de forma quase infantil provar por A mais B que Viana irá perder poder!!!! Mas que poder???? Aqui não está em causa um jogo de poderes ou de interesses mesquinhos e pessoais mas sim o desenvolvimento de um distrito que necessita urgentemente de unir esforços para seguir em frente! Tornar isto numa questão pessoal ou mesmo numa campanha pré-autarquicas não é o caminho certo e espero que todos aqueles que dia 25 forem às urnas ponderem bem o seu voto! É necessário olhar para este autêntico "circo de feras" e perceber que entre o ser e o parecer vai uma grande diferença! No fundo aqui interessa defender os interesses de Viana e da sua região minhota e não andar a questionar o que a actual câmara tem feito de bom pela cidade!Até Domingo só espero que todos procurem estar devidamente informados sobre esta problemática e que na altura de responder à pergunta do referendo saibam que a "princesa do Lima" não pode e não deve ficar dentro de umas muralhas construidas a pulso a ver passar navios (literalmente)!
CIM...Naturalmente....SIM!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sandrinha, hoje e mais uma vez, perguntaram-me como é que eu tive CORAGEM de assinar a petição on-line a favor do SIM. Mais uma vez disse que não devo nada ao Defensor e nem ele me deve a mim. Também não tenho medo, apesar de saber que se porventura o não vencer (coisa que não acredito) tenho o meu emprego em risco. Quanto ao debate em si, tenho uma opinião diferente. O Dr. António Gonçalves, representante do sim, não quis descer ao nível do Defensor Moura. Em várias pesquisas na Net, descobri que muita gente viu este programa e são unânimes em afirmar que aqui «trata-se» de uma questão, e só isso, de PODER. Se o Presidente da CIM não fosse Rui Solheiro, Defensor Moura não estava com «tretas». Toda a gente diz que não sabe em quem votar, mas eu digo, esta gente tem MEDO, MUITO MEDO. Afinal REINA a censura camuflada. Resta-nos esperar que as gentes de VIANA ACORDEM e VOTEM SIM.