quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Siza Vieira no seu melhor!




Não há bela sem senão....este ditado é muito antigo, muito sábio e aplica-se lindamente à nova Biblioteca de Viana do Castelo! Como se sabe tudo naquela biblioteca é da responsabilidade do polémico arquitecto Álvaro Siza Vieira. A sua presença está para além das linhas estruturantes do edifício pois, das cadeiras às mesas tudo tem o traço de Siza! Eu gosto, definitivamente das linhas do edifício e parece-me uma leitura muito feliz entre a beleza do património natural e a permanente evolução urbanística. Contudo, cada vez que vou lá trago comigo uma vontade enorme de pedir o livrito de reclamações ou então de escrever uma carta ao "Tio Siza" para lhe explicar umas quantas coisas!


Primeiro tive a triste surpresa de descobrir que o piso da biblioteca não permite que exista algo que é essencial num espaço deste...SILÊNCIO! Aquele toque toque dos sapatinhos tipicamente femininos deixa qualquer um com um ataque de nervos (sobretudo quando se está a ler ou a estudar) e mesmo para quem entra é terrível! Hoje por exemplo fui lá e levava saltos altos...ora, estou a entrar e já toda a gente sabe que chegou mais alguém.....incomoda mesmo! E depois para as mais conscientes só nos resta andar feitas bailarinas em bicos de pés.
Outro grande problema é a falta de indicação nas estantes sobre a temática dos livros. Não me parece assim tão difícil de fazer mas ainda devem estar à espera das ditas placas....enfim!
O pior mas mesmo o pior são as cadeiras do auditório! Todas em madeira...só madeira...mesmo só madeira! Sem estarem forradas...nada mesmo nada! Na segunda fui lá a uma conferência e fiquei 3horas sentada...escusado será de dizer que fiquei com o rabo mais do que quadrado!!!!


Mas, para quem ainda não visitou a biblioteca não se preocupem...se levarem nos pés uns ténis ou sapatos com sola de borracha e uma almofadinha para o caso de irem até ao auditório...aposto que vão gostar!!!!


Ai Siza Siza....ainda me doi aquele sítio!!!!!




Sem comentários: