domingo, 11 de janeiro de 2009

O som dos sons

Sempe gostei de vários estilos musicais! Hoje ia no carro e ouvi uma música dos Deolinda e achei que era altura de escrever algo sobre eles. Aplaudidos pela crítica Os Deolinda têm vindo a provar que até o fado pode ser reinventado...e que mesmo sem a guitarra portuguesa e sem as vestes escuras vincadamente sérias e fatalistas não deixam de encerrar em si a alma da canção portuguesa! Eu pessoalmente gosto e acho que não se trata de uma afronta à forma mais típica e tradicional de interpretar o fado.....prefiro olhar para eles e ver um grupo que dá ao fado um toque pessoal e no fundo tenta fundir os vários estilos de fado num só! Desde o tom mais grave ao mais castiço Os Deolinda provam a cada acorde que a qualidade das suas músicas reside sobretudo na alma que paira em cada uma delas!
Ficam aqui dois belos exemplos disso.....(confesso que a música Clandestino é a minha favorita)

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu pura e simplesmente AMO os Deolinda. Gosto de tudo neles! A vestimenta, o tom irreverente, o som, a sonoridade, as letras...
O CD anda a rolar no carro há uns meses, ainda não me fartei! É o chamado vira o disco e toca o mesmo, yupiiiii

p.s. Clandestino?? Não sabia que tinhas um afinidade com os revolucionários :D
Eu numa onde "calminha" gosto do Fado Castido e CLARO do Movimento Perpétuo Associativo

Anónimo disse...

Pois sim Bárbara.....o Clandestino é mesmo só no fado....cá para os meus lados é tudo às claras....looool

Heidi disse...

eu tb gosto...não desgosto...
mas a mim (não sei porquê...) tudo o que é falado,...e re-falado (isto existe?) e batido e re-batido por tudo e todos...dá-me comichão...dá-me azia,...n sei explicar...(ainda n acabei ensaio sobre a cegueira, acho que nunca vou acabar...acho que não sei se é isso)...nunca me consigo ligar a cenas assim hiper-mega-histerionicamente faladas, mas até gosto...até gosto bastante deles, entendem???!! LOOOOOOOOOOL