quarta-feira, 11 de março de 2009

O génio Caravaggio

Já que deixei na terça-feira uma imagem de um quadro do Salvador Dali hoje aproveito para deixar algumas imagens de quadros daquele que para mim é um dos génios da pintura: Michelangelo Merisi da Caravaggio!
Hoje deu-me para isto.......afinal de contas adoro pintura e apetece-me partilhar isso por estes lados!

Sempre enigmático, sombrio, frontal e terrivelmente fascinante Caravaggio serviu-se de figuras comuns como fonte de inspiração para retratar inúmeros personagens bíblicos! No seu quadro "A Morte da Virgem" (a 2º imagem) dizem que a figura que retrata Maria mais não é do que o corpo morto de uma prostituta que apareceu junto ao rio Tibre! Esta aproximação entre o profano e o divino faz a obra de Caravaggio ser provocatória e ao mesmo tempo apaixonante!
Já agora, ninguém melhor para falar de Carvaggio do que o próprio:

"(...)E eu sou Caravaggio,
que luto, denodadamente, com a arte
para que a tragédia,
sagrada ou profana,
se represente igual à sua gravidade,
cantem, ou não, os anjos as hossanas,
goste-se, ou não se goste, do que faço.
A vida é turbulência
– e é assim que chega às minhas telas,
e é assim que o que pinto,
entre claros e escuros, proclamo-me!

(in Poemas de Caravaggio, inédito - vencedor do Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire, 2007)

3 comentários:

Heidi disse...

eh eh eh
LOOOOOL
eu não gosto nada...
oh pah é uma cena que não me cativa nadinha...

falei do génio dalí por falar, porque ele era realmente um ganda maluco...

prefiro muito muito muito mais escultura...então se for contemporânea...ou no limite , até pintra contemporânea...mas estes quadros...iarccc

até me causam aflição LOOOOL...

então aquele que tem o dedo enfiado nas tripas do outro xiça...
LOOOL

Anónimo disse...

Ai Heidi Heidi.........
Se toda a gente gostasse só de azul o que seria do amarelo???!!!!
E viva a diversidade de opinião....VIVA!!!!!!!!

Acho que o Caravaggio não fica triste contigo!!!!! looool

Já agora escultura até gosto bastante (sobretudo na perspectiva de decoração de interiores...).
Cada coisa no seu lugar....looool

Heidi disse...

LOOOOOOL

sim eu sei...

cada coisa no seu lugar...

e ainda bem que há gostos pa tudo...

como diz a outra...há sempre um chinelo para um pé descalço...

ups...não tem nada a ver...

(desisto...hahahaha, hoje para falar sobre coisas nada a ver)...

mas sabes o que é mais giro..entre pintura e escultura???

a decoração de interiores mesmo!!! hahaha...um crochetzito...um espanta de misangas...LOOOL