quarta-feira, 11 de março de 2009

Um umbigo do tamanho do Mundo

Na semana passada ouvi alguém dizer: "todos os dias acordo e penso: hoje vou mudar o mundo!"Pode parecer pretencioso ou até mesmo exagerado mas a verdade é que se todos nós ao acordar tivessemos esse pensamento o mundo estaria menos cinzento! Às vezes custa começar, às vezes custa dar o primeiro passo mas depois de iniciar a caminhada não mais apetece sair deste caminho tão gratificante!
Como já tinha referido estive na semana passada em várias sessões organizadas pelo Banco de Voluntariado de Viana do Castelo! Deixem-me dizer que numa dessas sessões conheci dois seres humanos maravilhosos! Duas senhoras lindas e com muita vida pela frente, que todas as semanas se deslocam ao Hospital de Viana para conversar, ajudar ou simplesmente segurar na mão (como elas dizem) dos vários doentes que pelos mais variados motivos enfrentam a doença na profunda solidão! Dei por mim a olhar para as duas e a pensar que privar com seres humanos assim faz qualquer um sentir-se pequeno! Não são grandes por serem voluntárias, são grandes por perceberem que em todos os momentos que se delocam até lá recebem sempre muito mais do que dão! São sobretudo pessoas que não padecem do síndrome "o meu umbigo em 1º lugar" e tentam de forma tão bonita mostrar que ajudar está ao alcance de qualquer um de nós porque um sorriso, um gesto de carinho não custa nada a ninguém!
E para quem neste momento pode estar a ler isto e a pensar......(ok, elas não devem ter muito para fazer e por isso tem tempo para se dedicar aos outros)! Pois muito bem, aqui vai a prova de que só não faz quem não quer! Uma dessas senhora trabalha numa Junta de Freguesia aqui da zona e segue (nos dias em que faz voluntariado) directamente do trabalho para o Hospital e sai de lá às nove. Tem dois filhos e é casada e diz-se uma "excelente gestora do seu tempo"! A outra senhora (um doce em forma de gente) já não trabalha mas vive com um filho que já foi operado inúmeras vezes e está numa cadeira de rodas devido a uma doença incurável!
Sem dúvida que o "umbigo" delas é do tamanho do mundo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Há sem dúvida pessoas que marcam a diferença nos pequenos gestos da sua vida... Essas 2 senhoras têm um coração do tamanho do mundo, por isso o seu umbigo e tudo o resto é desse mesmo tamanho...

p.s. concordo com a Heidi! Gostei da nova imagem do blog :)

Heidi disse...

dar de si

umas das coisas mais bonitas que o ser humano pode fazer...

dar de si, dar aos outros