domingo, 5 de abril de 2009

A minha casa do saber......

Acreditem que por vezes ouvimos cada uma que só dá vontade de pegar na pessoa que está à nossa frente e mandá-la para aquele sítio......(sim, esse mesmo). Mais uma vez fui confrontada (não importa por quem) com a fragilidade da formação adquirida enquanto estudante de Sociologia! Sim, concordo que temos as nossas fragilidade e que realmente a prática não é o forte do nosso curso mas daí a acharem que não sabemos fazer nada vai uma grande diferença! A falta de experiência ou neste caso a falta de um saber prático parece que é o ponto chave para olharem para nós e dizerem: "Sim, esta vai ter futuro"! Confesso que cada vez a frase do Prof. Silva e Costa passa mais vezes pela minha transbordante cabeça: "Quando saírem da Universidade vão estar prontos para começar a aprender!" Numa primeira leitura esta frase remete para a formação contínua e para a necessidade de apostar em saber mais e actualizar conhecimentos mas, depois de alguma atenção e de alguma experiência começo a entendê-la de uma forma mais direccionada. Quero com isto dizer que esse sábio do mundo sociológico queria no fundo dizer que os cinco anos de curso foram uma espécie de construção das paredes da nossa casa do saber, ou seja, agora vem a parte mais difícil que é o recheio. A verdade é que uma casa sem nada dentro de nada ou de quase nada serve! Temos paredes é verdade. São sólidas e seguras! Mas, não podemos convidar ninguém para ir à nossa casa, não podemos levar lá um amigo ou um familiar! Tenho que começar a decorar a minha casa do saber e a torná-la autêntica e sobretudo habitável! Por enquanto a única coisa que comprei para meter lá dentro foi o CAP.... têm sido muito útil mas não chega!
Vou começar o meu novo plano de decoração:
1º Escolher o estilo de decoração;
2º Escolher o tipo de materiais a usar;
3º Decidir onde fazer as compras;
4ª Esperar que as escolhas resultem....
(Já tinha falado nisto anteriormente....desculpem repetir mas relamente cada vez mais me perguntam "Sociologia?????? Isso serve para quê?")

2 comentários:

Heidi disse...

eh eh eh

curti as associações do texto...as metáforas loool tás lá :)

ser sociólogo é bater profundamente mal, tenho dito

Bárbara disse...

"Serve para lhe dizer que serve para tanto quanto o/a senhor/a sabe" =)

ou (em alternativa)

"Serve para o/a mandar para um sítio que eu cá sei!"

=)=)