quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Eles Falam, Falam, Falam…….

Aconteceu ontem o debate que muitos previam como o mais aceso, mais tenso e mais polémico! A eloquência e a retórica ninguém lhes tira e o certo é que na hora de falar para as massas o “parlapié” faz a diferença. O debate aqueceu quando Sócrates referiu que o fim das deduções fiscais com as despesas de Saúde e Educação, proposta no programa bloquista, mais não é do que um ataque feroz à classe média. Para Louçã trata-se de promover um regime fiscal mais simplificado onde se defende Educação e Saúde totalmente gratuitas.

Separados por argumentos e unidos pela falta de equilíbrio. Faltou neste debate uma boa dose de realismo porque nem a economia e o sistema fiscal funcionam tão bem como Sócrates quer fazer acreditar o país, nem podemos apostar num sistema económico simplificado ao ponto de ser inviável! Enquanto que Sócrates continua a apostar na ideia de que vivemos num país em plena rota ascendente, Louçã vive na ilusão de construir uma sociedade a custo zero! Um choque de ideais que apesar de os afastar numa primeira impressão os une indubitavelmente quando vemos que nem um nem outro apresentam ideias concretas sobre o país em que nos tornamos.

É necessário falar dos Centros de Saúde que fecharam sem deixar alternativa às pessoas, é necessário falar das escolas sem condições técnico pedagógicas, é necessário olhar verdadeiramente e sem subterfúgios para a taxa de desemprego galupante, é necessário olhar para os milhões de euros mau gastos em obras para "inglês ver" e sobretudo, é necessário olhar para um país que cada vez importa mais, matando assim em passos lentos, mas precisos, a produção nacional!

É necessário promover debates onde se fale do que Portugal é e não do que Portugal poderia ser……

Sem comentários: