sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Referendo (mais uma volta mais uma viagem)

Como não poderia deixar de ser a elaboração da pergunta de um referendo é sempre um momento de grande importância para todo este processo! Ora, depois de muito ponderação (digo eu) a Assembleia Municipal lá conseguiu chegar a acordo e definir a seguinte pergunta para o referendo de Viana do Castelo sobre a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima:


“Concorda que o Município de Viana do Castelo integre a Comunidade Intermunicipal Minho Lima a constituir pelos municípios da respectiva NUT III – Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira – no quadro da lei nº 45/2008?”.


Não, eu não me enganei ou acrescentei conteúdo à pergunta...a questão aprovada em Assembleia Municipal para este referendo foi mesmo está! Pois, com isto fica provado que quem pensava que uma pergunta de um referendo deveria ser clara, objectiva e directa...está redondamente enganado...ou então não!!!!! O certo é que a reformulação da pergunta é uma certeza uma vez que esta foi chumbada pelo Tribunal Constitucional!


E nos entretantos, e no meio dos disse não disse lá vão aparecendo umas alminhas que tentam acalmar os ânimos e mostrar que o importante são os reais interesses desta "princesa do Lima" que nos últimos tempos está mais para "Bela Adormecida"! Resultado: precisa-se de um "príncipe" com urgência...
Resta-me só dizer (por agora) que do muito que já ouvi e li gostaria de deixar aqui duas opiniões que se limitam a ver a realidade ser panos quentes os fantasias "da velha senhora". Começo pela opinião de Aristides Sousa (deputado pelo CDS-PP) que afirmou o seguinte: "com ou sem referendo o concelho não pode perder o comboio do desenvolvimento", e deixo também as palavras de Paulo Vilaverde (deputado pelo PSD) que quanto a mim resume de forma sublime o verdadeiro problema ao dizer que o concelho de Viana não pode "pagar as consequências dos desentendimentos dos autarcas do PS... ". Entre a clareza e o olhar sem máscaras perante a realidade deixo que estas duas pequenas frases falem mais do que 1000 palavras!

4 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,

é um facto indesmentível que esta questão se resume a uma "birra" entre autarcas do PS, concretamente o de Viana e de Melgaço...
Ademais, face à recente constituição de CIM - Minho Lima e deliberação no sentido de a participação nas despesas ser distribuida de forma igual pelos municipios que integram a comunidade e não proporcionalmente à população/ eleitires de cada concelho arreda definitivamente o único argumento do autarca de Viana e põe a nu o real fundamento da vontade de não aderir à comunidade.


Paulo Vilaverde

Anónimo disse...

E agora só nos resta esperar pelo referendo...mas confesso que não sinto a população de Viana devidamente preparada para decidir! E além disso onde anda o movimento pelo SIM??????

Anónimo disse...

Olá.

É sempre bom sentir que há motivação para debater a coisa pública, mais ainda uma questão estratégica para o município de Viana do Castelo e para a região Minho-Lima.
É urgente que todos se juntem; é indispensável que reunamos esforços para informar, debater e esclarecer as pessoas. Perguntam pelo Movimento pelo SIM, e bem.
Estão todos os bloguistas convidados para no próximo sábado, dia 22 de Novembro, pelas 11 horas, participarem e reunirem-se aos que já se agregaram na defesa de Viana do Castelo, da CIM e do SIM. O Movimento somos todos nós em acção, algo que cresce a cada dia, porque acreditamos que o bem público não pode ficar refém da birra pessoal.

Anónimo disse...

Desde agradeço a informação e prometo ter disponibilidade para estar presente!!!!!