segunda-feira, 3 de novembro de 2008

As palavras dos outros na minha boca!

Li agora um comentário de uma amiga a propósito de um outro post deste blog e achei curioso ela fazer referência ao facto de as frases feitas serem realmente verdadeiras pérolas! Confesso que durante algum tempo fui daquelas que dizia: "detesto frases feitas" ou "isso é tão cliché". Até que parei para pensar no assunto e acabei por chegar à conclusão que a única coisa que eu tinha contra as frases feitas era apenas e só o facto de não ter sido eu a pensá-las, a escrevê-las e a revelá-las para o mundo! Sim é isso mesmo, quem diz que não gosta das frases feitas apenas o diz porque no fundo lá no fundo concorda tanto com elas que gostava que fossem suas! Mas a vida é mesmo assim, estamos carcomidos por pequenas imperfeições que nos minam e nos tornam nestes seres tão pequenos ao pé de outros que com a sua inteligência e usando as palavras certas nos dizem tantas verdades! Agora, também é preciso saber fazer uma triagem pois existem várias frases feitas que mais parecem saídas de um folhetim do Tozé Martinho ou de uma qualquer novela mexicana! Para mim só algumas podem ser dignas de andar de boca em boca pois, só algumas têm a essência necessária para serem eternas e imortais! No fundo as frases feitas são como as ostras, ou seja, se as "abrirmos" não encontramos uma pérola em todas!

Aqui ficam algumas frases de três homens que sem dúvida nos deixaram verdadeiras pérolas:

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação."
Oscar Wilde
"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.
Oscar Wilde
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
Oscar Wilde


"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela."
Fernando Pessoa
Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer.
Fernando Pessoa


"As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.
Carlos Drummond de Andrade
O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza.
Carlos Drummond de Andrade
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata....
Carlos Drummond de Andrade
Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado.
Carlos Drummond de Andrade

3 comentários:

Heidi disse...

As minhas preferidas, sem dúvida: "As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter" (Fernando Pessoa);
"Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata...." (Carlos Drummond de Andrade)...é isso tudo...faço das deles, minhas palavras...:):)

Anónimo disse...

Após ter lido maior parte dos teus textos confirmei ou melhor reconfirmei todas as minhas certezas, que para além de teres um discurso coerente tb os teus textos estão mt bem escritos.
O meu comentário não é sobre algum texto teu mas sim mais algumas frases que ainda que não ditas por nós, foram ditas por algumas das grandes mentes deste mundo. Cã vão:
" A alegria é a coisa mais séria da vida" (Almada Negreiros)
" Para ensinar há uma formalidade a cumprir-saber" (Eça de Queirós)
" Bom mesmo é o início, porque a seguir começa logo o fim! (Picasso)

Anónimo disse...

Adorei as frases Drina...bigada
Por acaso não conhecia nehuma....
beijos muito grandes