quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sopram ventos de mudança?

O Mundo parou e parado ficou até à divulgação dos resultados das eleições desse país onde como já muitos disseram "tudo é possível". O eterno sonho americano renasceu, rejuvenesceu e ganhou força por estes dias em que o rosto e o sorriso fácil do novo presidente americano conquistou até os mais pessimistas. E assim se vive por estes dias e assim se vai vivendo neste tempo em que tudo nos parece carecer de uma mudança!!!! Mas a teia da mudança não se faz de um só fio de seda...! A ideia de que um homem pode mudar o mundo é tão falível, tão frágil, tão pouco verdadeira aos olhos cueis da verdade!
Por momentos (no dia 5) enquanto olhava para a televisão e via a alegria na caras das pessoas que embarcaram na "obamamania" quase que podia imaginar que de uma realidade paralela se tratava, onde o desejo de sonhar e a vontade de guardar secretas esperanças fosse maior do que tudo e maior do que o próprio mundo! No meio de tudo isto dou por mim quase que comovida (o que acontece muito raramente) a ver uma reportagem sobre os milhares de pessoas no Quénia que se reuniram para festejar a victória de Obama!
As palavras, mudança e esperança andavam de boca em boca, andavam nos olhos e refelectiam mais do que um desejo.....eram quase que uma súplica! Para mim a capacidade de sonhar, de acreditar, de crer que tudo um dia pode ser diferente pode ser das coisas mais bonitas mas ao mesmo tempo das mais tristes!
Essas ondas de incentivo à mudança formadas delicadamente pelos ventos da esperança podem ser um ponto de partida.....mas até onde? Até quando? Todos sabemos que os sonhos são frágeis e que basta um segundo para acordar! O que o Mundo precisa entender é que as tão esperadas mudanças não estão ao virar da esquina e que nem sempre a vontade de UM é a vontade de TODOS!

De qualquer forma esta eleições pela enorme participação e pelo seu desfecho foram para o mundo um hino à democracia e à liberdade de escolha! Agora, depois da escolha feita depois da festa...é hora de arrumar a casa, de subir as mangas e colocar a mão na "massa" (literalmente)! E o Mundo espera, contempla, aguarda e deseja que Obama e o seu projecto de mudança arranque e faça eco pelo mundo....enfim, o mundo espera que este seja o 1º dia do resto da sua vida!

Sem comentários: