quarta-feira, 31 de março de 2010

Lethes......imperdível

O décimo ano do festival Lethes foi mais uma vez muito bom! Para quem não conhece o Lethes é um festival de tunas realizado em Viana do Castelo e organizado pela Hinoportuna – Tuna Académica de Viana do Castelo (IPVC), que mais uma vez esteve no seu melhor!
Este ano foram dois dias mas com a venda de bilhetes a disparar foi dificil arranjar para um dia quanto mais para os dois......! Todo o modo continuo a achar que o tempo de espectáculo deveria ser menor pois até às 4h da manhã é um pouco demais! A mudança de hora também acabou por não ajudar.....mas enfim vale sempre a pena.

Fiquei surpreendida (mais uma vez) com a criatividade da MTC – Magna Tuna Cartola da Univ. de Aveiro (os vencedores) que sem dúvida mereceu este 1º lugar.

Destaco também a Hinoportuna, a Azeituna e a Tuna de Medicina da Univ. de Coimbra (aquele moche no palco aos pés do Presidente da Câmara foi do melhor).

Só resta dizer que para o ano temos com toda a certeza mais do mesmo, ou seja, boa disposição, talento, originalidade, criatividade e uma boa dose de vontade para fazerem sempre mais e melhor!

Gosto desta Música.

Para um momento de profundidade....aqui fica a sugestão!

terça-feira, 23 de março de 2010

"Desenhar o Sol"

"Apetece-me desenhar o sol a sorrir. (...) Em casa da Zezinha dei com uma moldura tão feia que se tornava bonita. Três irmãs lá dentro, por ordem de idade, e eu pegado à do meio, com doze anos.(....)Nunca lhes disse mas sinto-me bem com as minhas filhas: são três também. Falo pouco, fico calado, a sentir. Dizer o quê? Se pudesse abrir o peito às pessoas e mostrar o que está cá dentro.... Quanto mais gosto das pessoas mais emudeço."(in Visão)

A mim apeteceu-em partilhar este pequeno excerto de mais uma bela crónica de António Lobo Antunes (Revista Visão). Esta forma de explicar o quanto é difícil transformar em palavras aquilo que se sente deixa-me também a mim calada perante tamanha grandeza!

segunda-feira, 22 de março de 2010

Pastelaria - Mário Cesariny

Pastelaria
Afinal o que importa não é a literatura
nem a crítica de arte nem a câmara escura

Afinal o que importa não é bem o negócio
nem o ter dinheiro ao lado de ter horas de ócio

Afinal o que importa não é ser novo e galante
- ele há tanta maneira de compor uma estante

Afinal o que importa é não ter medo: fechar os olhos frente ao precipício
e cair verticalmente no vício

Não é verdade rapaz? E amanhã há bola
antes de haver cinema madame blanche e parola

Que afinal o que importa não é haver gente com fome
porque assim como assim ainda há muita gente que come!

Que afinal o que importa é não ter medo
de chamar o gerente e dizer muito alto ao pé de muita gente:
Gerente! Este leite está azedo!

Que afinal o que importa é pôr ao alto a gola do peludo
à saída da pastelaria, e lá fora – ah, lá fora! – rir de tudo...

No riso admirável de quem sabe e gosta
ter lavados e muitos dentes brancos à mostra!
____________________________________________
Aqui fica o meu contributo (ainda que atrasado) relativamente ao Dia Mundial da Poesia
com este belo exemplo da afiada ironia de Mário Cesariny!

sexta-feira, 19 de março de 2010

Pensar em coisas boas....

Lembro-me muitas vezes de uma cena do filme Música no Coração (já todos o vimos até enjoar....) em que a "Maria" diz às crianças que a melhor forma de afastar o medo é pensar em coisas boas....e depois desata a cantar uma "modinha das dela" onde só fala de coisas alegres, coloridas e muito muito boas! Dizem que as palavras e o pensamento têm muita força. Se assim é verdade, só os pensamentos positivos podem atrair coisas positivas.
No outro dia falava durante o jantar na força de acreditar. Desatamos a pensar em que acreditamos e chagamos à conclusão que todos acreditamos em algo. Outros ainda acreditam que não acreditam em nada! Até esses colocam crença em alguma ideia. Eu acredito, acredito muito mesmo na ENERGIA! Não procuro personificar ou materializar a ideia de energia que tenho, mas sei que ela existe! Está aqui ao pé de mim enquanto escrevo, está simplesmente em toda a parte! Pensar em coisas boas pode ser um bom truque para afastar as más energias e para nos levar por caminhos mais serenos.....
Vou fechar os olhos, pensar em cor-de-rosa e deixar os maus feelings fora da porta!...

quarta-feira, 17 de março de 2010

7 Maravilhas Naturais......

A escolha é difícil....muito mesmo! Adoro .... amo as nossas paisagens!Aqui ficam 3 que adoro!
(Peneda-Gerês)

(Mata Nacional do Buçaco)
(Vale do Douro)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ritual....

Sou orgulhosa, impulsiva, racional e emotiva! O choque portanto faz parte da minha vida! Vivo em guerra já que o equilibrio entre forças opostas é quase impossível! Deixo-me levar.....e claro, cometo erros! Erros esses que são pêrolas a ser guardadas, pois alguém um dia disse que a experiência é feita dos erros que cometemos. Se assim é, hoje sou um pouco mais experiente do que ontem e talvez um pouco menos do que amanhã!

Deixei-me levar, deixei-me guiar pela ideia feita que tinha de ti. Fui ingénua, pouco racional, crente e fui sobretudo escrava de mim mesma. Aprendi? Claro que sim! Aliás, contigo aprendi sempre muito.....!

De ti não devia escrever nada.....mas depois achei melhor fazer um qualquer ritual que me permita encontrar no tempo o dia em que deixamos definitivamente de ser amigos...ou qualquer coisa perto disso! Esse dia chegou! Não somos nada! Nada talvez seja a palavra que melhor nos assenta. Nada que pelo menos valha a pena lembrar....
Separo agora, numa triagem básica, o que de melhor ficou do que quero esquecer! Peneiro na mente as imagens que tenho de ti e guardo-as algures.....!

sábado, 13 de março de 2010

A ouvir.....Canção de Madrugar

De linho te vesti
de nardos te enfeitei
amor que nunca vi
mas sei......
Sei dos teus olhos acesos na noite
- sinais de bem despertar
-sei dos teus braços abertos a todos
que morrem devagar.
Sei meu amor inventado que um dia
teu corpo pode acender
uma fogueira de sol e de fúria
que nos verá nascer.
Irei beber em ti
o vinho que pisei
o fel do que sofri
e dei.
Dei do meu corpo um chicote de força.
Rasei meus olhos com água.
Dei do meu sangue uma espada de raiva
e uma lança de mágoa.
Dei do meu sonho uma corda de insónias
cravei meus braços com setas
descobri rosas alarguei cidades
e construí poetas.
E nunca te encontrei
na estrada do que fiz
amor que nunca logrei
mas quis.
Sei meu amor inventado que um dia
teu corpo há-de acender
uma fogueira de sol e de fúria
que nos verá nascer.
Então:
nem choros nem medos nem uivos
nem gritos nem pedras nem facas
nem fomes nem secas nem feras
nem ferros nem farpas nem farsas
nem forcas nem cardos nem dardos
nem guerras!

Ary dos Santos - Um louco poeta com louca fúria nas palavras!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Gato por lebre

Hoje fui a um Pseudo-workshop! Até onde me lembro um workshop deve procurar explorar o lado mais prático e demonstrativo da aprendizagem. Pois bem, esta santa que vos escreve esteve 4 h (e mais qualquer coisa) a ouvir falar sobre a importância de se ser positivo, dinâmico, entusiasta e visionário no mercado de trabalho! Não querendo tirar importância ao tema, o certo é que as principais partes, como as técnicas de selecção e recrutamento, a lei da procura oferta no mercado de trabalho e os instrumento usados na selecção de candidatos foram dados a correr, ou em bom português a toque de caixa!
Fico um pouco desanimada......lembro-me de olhar para o formador (e coordenador da acção) e pensar: "mas como é que ele chegou à posição que tem???".
Como diria a outra: mistéeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerio!