quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Folia em Ovar III (a saga continua)

Chegadas à pousada depois da dita caminha pelo mato até à praia foi a vez de encarnarmos as nossas personagens carnavalescas e partir para a festa! A folia nas ruas de Ovar é vivida de forma intensa e autêntica! Podemos dizer que é uma mistura de romaria popular com queima das fitas/enterro da gata! Foi giro sim senhor até ao momento em que estavamos fartas de ouvir a música da tenzone numa altura monstra e decidimos vir embora! A parte mais gira foi realmente ficar das 4h30m até às 7h à espera de um táxi para nos levar até à pousada!!!!!!!!!! Nem me quero lembrar.....o frio, as ruas cheias de vomitado e de mijo, os cafés todos cheios a servirem de tudo um pouco, a dor nos pés e nas pernas....enfim só de lembrar até me doi o corpo todo! Mas tudo na vida tem uma solução e a que nós encontrarmos foi mesmo ficar num café a beber chá bem quente e a tentar a todos os segundos telefonar para os números de taxistas que fomos angariando! Mas tenho que dizer que naquela santa terra os táxistas 1º vão para a folia e depois vão para casa dormir e só entram ao serviço às 6h30 (os que entram....)! Digam lá se não somos um país de gente que gosta de trabalhar e de fazer face à crise! é caso para dizer que neste exemplo podemos ver Portugal no seu melhor!
Mas os momentos valem o que valem e se na altura tudo nos pareceu o fim do mundo hoje só nos dá vontade de rir! O dia seguinte foi passado bem longe de Ovar mas devo confessar que antes de sair daquela terra maluca ainda levámos seca de um hippie e de um odalisca que estavam na estação à espera do mesmo comboio que nós!!!!! Só visto porque contado ninguém iria acreditar!
Para que a saga fique devidamente documentada prometo um video com os melhores momentos!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Folia em Ovar II

E lá fomos nós em busca da praia perdida! Embrenhamo-nos pela mata e vimos de tudo um pouco......ou não fosse aquilo tudo um grande filme quase quase ao melhor estilo indiano! Primeiro de tudo e olhando para a situação com alguma distância nunca deveriamos ter ido por ali sem ter certeza de que aquele era o caminho certo. Como tudo isto é daquelas cenas que só quem estava lá é que percebe não adianta estar aqui com muitos detalhes que iam parecer ao comum dos mortais apenas um conjunto de palavras estúpidas e sem sentido. O objectivo era chegar aqui:



Momento o que é isto? - entrar na mata à procura do caminho da praia pode ser estúpido mas entrar na mata e não conseguir sair dela e ter alguém ao nosso lado a dizer: "ohhhhh aproveita o ar puro! Vamos respirar! Assim é que é bom!" E pronto lá ficamos a respirar e a paroveitar o ar puro daquele lugar como se a saída fosse já ali.,.....

Momento estúpido - estávamos nós a meio do caminho quando me lembro que tinha que fazer um telefonema importante para Viana. Então imaginem a situação: eu ali no meio do nada a falar com uma funcionário de um local onde vou dar formação e a agir como se estivesse no lugar mais normal do mundo! E como se isto não bastasse tinha a Heidi e a Cris a fazer altas cenas à minha frente....
Momento filme de terror - Sem saber como vemos de repente a aparecer à nossa frente uma casa antiga que parecia uma Igreja mas que não era. Na parte traseira da casa estava uma tenda estilo cigano, uma casota de um cão (que estava preso) e uma espécie de cozinha improvisada. Perto da tenda tinha uma ponte em madeira velha e o ambiente era tão sombrio que quase sem dizermos nada umas às outras virámos costas e saímos dali!
Momento afinal não estámos sós - No meio do caminho passaram por nós dois rapazes que estavam a dar um belo passeio de bicicleta.....e antes disso vimos um senhor que estava a apanhar lenha! Em vez de perguntarmos indicações para encontrar a praia não senhor........ai ai

Momento só nos faltava mais isto - Na tentativa de encontrarmos o caminho certo tivemos várias vezes que optar entre o caminho da esquerda e o caminho da direita. Numa dessas escolhas (pouco felizes) entramos por um caminho e fizemos marcha atrás assim que vimos a seguinte placa: APICULTURA........dava para ver e ouvir as abelhas.......

Momento Pedro Álvares Cabral quando descobriu o Brasil - a entrada na Av. da praia e o avistamento do mar foi uma sensação maravilhosa e sobretudo uma enorme certeza de finalmente estarmos no sítio certo e não no meio do nada!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Folia em Ovar

Ai....ai! Cá estou eu em casa e confortávelmente instalada em frente ao computador para deixar algumas linhas sobre este carnaval! Deixem-me utilizar este espaço público para mostrar ao mundo toda a verdade sobre uma terra que tinha tudo para ser uma aldeia mas que sabe-se lá porquê (estas coisas ninguém sabe) é cidade!
Chegadas a Ovar, frescas e airosas mal saímos da estação tivemos a seguinte esclamação: CREDOOOOOOOO, ISTO É O SÍTIO ONDE O JUDAS PERDEU AS BOTAS!!!! A bem da verdade nem o Judas se daria ao trabalho de andar a passear por tal território! Como qualquer santa terrinha o largo da estação ferroviária (altamente central) é meticulosamente povoado por 3 tascas, 1 táxi, 4 ou 5 pasmadores profissionais (entenda-se por este termo homens que olham para tudo e para nada e fazem disso o seu modo de vida) e 1 cão vádio.
Lá nos enfiamos literalmente dentro de um táxi e seguimos com o simpático motorista (que mais tarde se viria a revelar um valente aldrabão) e chegamos à pousada! A pousada é gira mas o cenário é basicamente mato à esquerda, mato à direita e de uma maneira geral mato por todos os lados. No fundo estávamos dentro de uma espécie de amazónia dos pobrezinhos.......mas sem índios! Fica perto relativamente do Dolce Vita de Ovar (que também fica no meio de um matagal medonho......) o que é bom para nos apercebermos que por aqueles lados também existem traços de civilização! Básicamente ir para aqueles lados sem carro é como vestir uma camisola dois números abaixo do nosso, ou seja, sentimo-nos presas no meio do mato! Mas tudo se resolve com alguma força de vontade em tonificar as pernas e rabiosque! Aliás, depois do almoço foi mesmo isso que fizemos e por isso resolvemos ir até à praia do Furadouro (pelo caminho correcto levaria 20 minutos.......30 no máximo, mas pelo caminho errado ao final de 2h horas ainda estávamos imaginem onde: no meio do mato!!!!!!!!)


Ficam aqui algumas fotos para ajudar na contextualização!:)

(entrada do caminho (errado) para a praia)

(a saída do mato....aquilo ao fundo é uma porta que vai dar a uma estrada que por sua vez vai dar a uma avenida que termina com a dita praia do Furadouro!!!!!)
Como podem ver eu não estava a exagerar quando disse que aquilo era mato a perder de vista...
A SAGA CONTINUA NO P´ROXIMO POST.....

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Investir na mudança

Investir na mudança é um dos meus lemas para 2009 (disso não tenho a menor dúvida)! Hoje foi dia de dar uma volta de 180º ao meu quarto para conseguir operar o milagre de enfiar dentro das quatro paredes que velam todas as noites o meu sono, uma secretária e a respectiva cadeira! Neste moemento estou sentadinha (confortávelmente) na minha nova cadeira e é com algum agrado e sensação de dever cumprido que posso afirmar que coube tudo....não foi preciso pegar na cama e meter no corredor (como cheguei a temer)! No fundo qualquer mudança me parece sempe válida desde que seja para melhor claro!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Escolher uma fantasia.....


Escolher uma fantasia pode não ser fácil e no meu caso eu diria que é mesmo uma tarefa impossível! A verdade é que nunca fui de achar muita piada ao Carnaval mas, como em tudo na minha vida, quando é para entrar no espírito entro em grande! Hoje à tarde a minha linda e maravilhosa mãe (com as suas mãos de fada) fez o favor de deixar a minha fatiota pronta e está tão gira e tão gira que quando experimentei deu-me literalmente um ataque de riso! Para não estragar a surpresa não vou dizer qual destas três personagens vou encarnar (com todo o estilo que Deus me deu.....(todos temos dias de inegável ausência de modéstia....peço desculpa!). Só digo que se olharem bem com atenção vão ver de caras qual é a personagem escolhida por mim......ai ai! Ovar vai sair do sítio depois da nossa passagem meninas......!

P.S.1 - As outras três personagens foram escolhidas por três "tolinhas" que tb vão aparecer em Ovar (Heidi, Cris, Taty.......já agora vejam lá se adivinham também as delas)!

P.S.2- Meninas (vocês sabem quem são!) Se quiserem apareçam em Ovar para o corso de Terça.....temos saudades!....Depois mando msg para saber se dá para combinar!:)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O prometido é devido

Pois é, prometi que iria colocar aqui umas fotos sobre o novo monumento que habita na Praça da República de Viana mas acabei por não o fazer (já havia pessoas a dizerem que tinha alguma queda para a política...loool). Para que não me acusem de não cumprir as minhas promessas aqui ficam as imagens prometidas e claro breves linhas para situar os mais perdidos!

Esta figura representa nada mais nada menos do que o ilustre vianense Diogo Álvares Correia mais conhecido por Carmuru. E quem foi Caramuru perguntam vocês!!!! E perguntam muito bem pois já estava na hora de saberem que este nome pertence a um ilustre e destemido navegador que após ter naufragado na Bahia (Brasil) integrou-se de tal modo que foi um dos grandes responsáveis pelo acolhimento dos portugueses em terras onde se fala português com açúcar! E poderia ficar aqui a divagar entre o que é lenda e o que é real mas, vou preferir deixar todos os outros detalhes para quem quiser de livre espontânea vontade saber mais sobre esta figura que agora faz parte da sala de visitas de Viana do Castelo! Da autoria do mestre José Rodrigues esta escultura está a ser alvo de várias críticas por estes lados! As opiniões abundam e se uns acham que o local não foi o melhor, outros dizem que fica completamente fora da imagem e da harmonia arquitectónica que a Praça da Republica tem e outros acham que se trata de uma obra que contribui para dar mais beleza ao local. Eu continuo à espera do dia em que vou entrar na Praça e achar este novo visual mais interessante!

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Recordações...

Deu-me para tirar o video que tinha no hi5, acrescentar umas fotos e colocá-lo aqui......

São apenas alguns momentos....como a maioria das pessoas não conseguia ver o video o melhor é utilizarem este link:)

http://videos.sapo.pt/M5qJ5pMH3gAh1YivCZgQ