terça-feira, 31 de março de 2009

CER.... mais um capítulo no mundo do associativismo

Depois de três anos no NECSUM chegou a hora de continuar o meu caminho no associativismo desta vez no CER. Foi com alguma surpresa mas enorme agrado que recebi o convite para pertencer à Direcção desta associação tão interessante! Assim como aconteceu no NECSUM prometo dar o meu melhor e sobretudo ter prazer em todas as tarefas que for desenvolvendo ao longo dos próximos dois anos! O associativismo é uma excelente forma de estar envolvida na sociedade civil e de contribuir para a construção de uma identidade colectiva.
Hoje foi muito agradável conhecer alguns dos membros que integram a lista e disfrutar de um final de tarde em excelente companhia! Um grupo de trabalho interessante e com 1001 ideias para colocar em prática!
Mas quando se fala em CER nada fica completo sem a presença de uma pessoa que além de ser uma excelente profissional gosta do que faz e dá ao Centro de Estudos Regionais toda a sua dedicação! Um trabalho que merece ser reconhecido. (ela sabe quem é........ahhhhh e não falo isto por ser minha amiga, falo porque merece)
O CER passará por isso a ocupar um cantinho bem especial na minha agenda!
Para quem não conhece aqui fica o site CER

Boas Novas...

Amanhã lá vou eu para o Porto fazer uma formação....e para quê para quê????? Amanhã conto...prometo!

segunda-feira, 30 de março de 2009

A triste tarefa de encontar o que idealizámos...

Sem dúvida que ir à procura de algo que projectámos na nossa mente pode não ser tarefa fácil! E de que falo eu?????? Falo simplesmente de como a tarefa de encontrar umas calças de ganga claras e não muito justas à perna pode ser uma verdadeira sessão de "como ir ao inferno sem bilhete de volta"! Ontem dei o dia por perdido porque com a paciência que tenho para fazer compras à terceira tentativa desisti logo! Eu não sei o que se passa mas de um momento para o outro parece que todas as calças de ganga à face da Terra ditas normais desapareceram e foram transformadas em peças completamente estranhas! E depois a experiência de enfiar uma coisa daquelas pelas pernas acima pode ter resultados altamente desastrosos para o nosso ego! Eu já sou magra mas com uma calças justa em baixo imaginem...pareço uma versão da Olivia Palito nos anos gloriosos do Rock and Roll! Mas enfim....lá consegui encontrar umas que me agradaram na cor e no formato tirando o pequeno detalhe de serem muito largas em baixo.......ou é 8 ou 80!!!!! Lá fui eu para a costureira resolver a situação...espero que fiquem como eu quero!
De qualquer forma tudo isto serve para dizer que tentar encontrar algo que imaginamos/idealizamos além de não ser tarefa fácil pode não compensar! O melhor mesmo é deixar de tentar encontrar tudo dentro de certos parâmetros e ser simplesmente surpreendida por aquilo que nos vai aparecendo!

sábado, 28 de março de 2009

Notícia da semana (directamente da minha pianola metálica para o mundo)

"Se tudo correr bem daqui a 4 meses já podemos tirar o aparelho!" Esta frase linda e maravilhosa saída directamente da boca da Drª Patrícia foi como música para os meus ouvidos!
Parece que já vejo a luz ao fundo do túnel....mas, tendo em conta que a minha médica por vezes gosta de tudo ao mínimo detalhe o mais certo é os 4 meses serem alargados a 5/6....! Estou em pulgas para ver o resultado final porque ao fim de um ano e 6 meses quase que já não me imagino sem este sorriso metálico!!!!!!!!

Frase da semana....

"A morte de um filho é um parto ao contrário"

(não tenho a certeza de quem disse esta frase mas penso que pertença à escritora Rita Ferro)

quinta-feira, 26 de março de 2009

As memórias do "mestre"

Estou quase quase no final de mais um livro do grande, do magnífico e incompreendido (por muitos) José Saramago! A obra é sobre as memórias da sua infância e apesar de ser um livro de leitura fácil e de rara leveza tem em si a marca inconfundível deste grande orgulho nacional! Pode não ser um escritor óbvio! Pode não ir pelo caminho mais fácil! Pode não ser dotado de uma escrita que facilmente apela ao "coração"! Contudo, Saramago nasceu para escrever, nasceu para pôr no papel as emoções, as palavras e as histórias que ficam no mais fundo da nossa imaginação!
Ler Sramago é sobretudo descobrir o livro que ele deixou nas entrelinhas!
Já agora...prometo deixar aqui um pequeno excerto de uma das histórias de "Pequenas Memórias"


Vivo na "Meca da Arquitectura" ..... e esta heim???

A revista inglesa Wallpaper classificou a cidade de Viana do Castelo como uma "Meca da Arquitectura", em um dos seus artigos. A nova Biblioteca, de Siza Vieira, assume um lugar de destaque assim como a Praça da Liberdade, desenhada por Fernando Távora e o "polémico" Hotel Axis. Mereceu também destaque o futuro Pavilhão Multiusos que contará com a assinatura de Eduardo Souto Moura.
Outros edifífios de grandes arquitectos merecem igual destaque:
  • Pousada da Juventude (Carrilho da Graça - recentemente galardoado com o Prémio Pessoa) Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e o Auditório Lima de Carvalho (Fernando Távora)
  • Edifício de entrada da Citânia de Santa Luzia (arquitecta Paula Santos)
  • Conjunto habitacional do antigo mercado (Alves Costa e Sérgio Fernandez)
  • Praça da República (Viana de Lima),
  • Hospital (Chorão Ramalho),
  • Casa Grande da Rua Mateus Barbosa (Nazoni)
  • Templo de Santa Luzia (Ventura Terra)

Fonte: http://maisactual.pt/

Só me resta dizer que para além de ser um orgulho viver numa cidade merecedora de tal distinção faço votos de que a construção de novos edifícios respeite sempre a beleza natural deste município! No fundo quero com isto dizer que para "mono" urbanístico já nos chega o famoso Edifício Jardim (mais conhecido pelo Prédio Coutinho)