sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Referendo (mais uma volta mais uma viagem)

Como não poderia deixar de ser a elaboração da pergunta de um referendo é sempre um momento de grande importância para todo este processo! Ora, depois de muito ponderação (digo eu) a Assembleia Municipal lá conseguiu chegar a acordo e definir a seguinte pergunta para o referendo de Viana do Castelo sobre a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima:


“Concorda que o Município de Viana do Castelo integre a Comunidade Intermunicipal Minho Lima a constituir pelos municípios da respectiva NUT III – Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira – no quadro da lei nº 45/2008?”.


Não, eu não me enganei ou acrescentei conteúdo à pergunta...a questão aprovada em Assembleia Municipal para este referendo foi mesmo está! Pois, com isto fica provado que quem pensava que uma pergunta de um referendo deveria ser clara, objectiva e directa...está redondamente enganado...ou então não!!!!! O certo é que a reformulação da pergunta é uma certeza uma vez que esta foi chumbada pelo Tribunal Constitucional!


E nos entretantos, e no meio dos disse não disse lá vão aparecendo umas alminhas que tentam acalmar os ânimos e mostrar que o importante são os reais interesses desta "princesa do Lima" que nos últimos tempos está mais para "Bela Adormecida"! Resultado: precisa-se de um "príncipe" com urgência...
Resta-me só dizer (por agora) que do muito que já ouvi e li gostaria de deixar aqui duas opiniões que se limitam a ver a realidade ser panos quentes os fantasias "da velha senhora". Começo pela opinião de Aristides Sousa (deputado pelo CDS-PP) que afirmou o seguinte: "com ou sem referendo o concelho não pode perder o comboio do desenvolvimento", e deixo também as palavras de Paulo Vilaverde (deputado pelo PSD) que quanto a mim resume de forma sublime o verdadeiro problema ao dizer que o concelho de Viana não pode "pagar as consequências dos desentendimentos dos autarcas do PS... ". Entre a clareza e o olhar sem máscaras perante a realidade deixo que estas duas pequenas frases falem mais do que 1000 palavras!

O mundo das pequenas coisas...

É engraçado como todos somos felizes ( por vezes sem sabermos disso) com pequenas coisas.....às vezes uma palavra, um olhar, um gesto, um sorriso podem fazer toda a diferença! Hoje dei por mim a pensar nisso e a valorizar cada passo, cada minuto, cada conversa! No fundo perdemos demasiado tempo a idealizar, a sonhar, a fazer planos num plano paralelo ao nosso tempo! Viver o presento ou viver o momento às vezes parecem coisas tão dificeis! Deixamos o tempo passar e levar tantas coisas que não valorizamos como deveriamos! Hoje valorizei mas pergunto-me se foi só hoje...pergunto-me se às vezes não ando demasiadamente ocupada com o que não foi, o que poderia ter sido e com o que vai ser!!!!! Esse sim é o verdadeiro drama....o triste fim do presente, do hoje e do agora que ficam perdidos entre os sonhos e os planos do dia de amanhã! Este pode ser um exercício difícil e engrato mas cada vez mais acredito que é o truque para estar mais próxima da felicidade ou pelo menos da paz de espírito! Hoje tive sorrisos, palavras, gestos, imagens que me permitem afirmar que foi um dia feliz....porque felicidade nem sempre é aquilo que projectamos, pode também ser aquilo que temos!!!!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O prazer de ler....(parte II)

O poema que se segue é de um grande homem com a força e a vontade de ver sempre mais além....pela forma com que brinca com a imaginação e pelo surrealismo sempre presente nas suas palavras...vale a pena ler Alexandre O`Neill

Há palavras que nos beijam


Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.
O nome de quem se ama,
Letra a letra revelado,
No mármore distraído
No papel abandonado.

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.


Alexandre O'Neill

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O prazer de ler....(parte I)

Pela força e pela sede de palavras, pelas construções de grande impacto, pelas eternas frases que soam a gritos de quem teimou sempre em não silênciar (Ary dos Santos). Vale a pena ler!

Poeta Castrado, Não!

Serei tudo o que disserem
por inveja ou negação:
cabeçudo dromedário
fogueira de exibição
teorema corolário
poema de mão em mão
lãzudo publicitário
malabarista cabrão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!

Os que entendem como eu
as linhas com que me escrevo
reconhecem o que é meu
em tudo quanto lhes devo:
ternura como já disse
sempre que faço um poema;
saudade que se partisse
me alagaria de pena;
e também uma alegria
uma coragem serena
em renegar a poesia
quando ela nos envenena.

Os que entendem como eu
a força que tem um verso
reconhecem o que é seu
quando lhes mostro o reverso:
Da fome já não se fala
é tão vulgar que nos cansa
mas que dizer de uma bala
num esqueleto de criança?

Do frio não reza a história
a morte é branda e letal
mas que dizer da memória
de uma bomba de napalm?

E o resto que pode ser
o poema dia a dia?
Um bisturi a crescer
um filho que vai nascer
parido por asfixia?!
Ah não me venham dizer
que é fonética a poesia!

Serei tudo o que disserem
por temor ou negação:
Demagogo mau profeta
falso médico ladrão
prostituta proxeneta
espoleta televisão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!


José Carlos Ary dos Santos



sábado, 25 de outubro de 2008

Orgulhosamente Sós?!! - Comunidade Intermunicipal



O novo regime jurídico das Associações de Município é tema de acesa discussão em Viana do Castelo e promete nos próximos tempos aquecer ainda mais! Uma das principais questões é perceber se esta nova leitura sobre as Associações de Municipios vem ou não servir de elo e de trampolim para um eventual reforço da unidade e coesão no distrito de Viana do Castelo. O referendo sobre este tema está a chegar e até ao final do ano os vianenses vão ter uma palavra a dizer. Palavra essa que se espera ponderada e sobretudo reveladora dos verdadeiros interesses deste município e também do distrito. No lado do "Não" vemos em grande força o actual presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Defensor Moura, que lidera um movimento assumidamente contra a integração de Viana na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima. A apresentação do dito movimento já decorreu e os argumentos do Defensor Moura vão de encontro à velha ideia de que Viana terá muito a perder com tal junção intermunicipal! Resumindo, enquanto a lei do associativismo municipal não preconizar que cada município terá um peso directamente proporcional à sua população na eleição dos órgãos dirigentes dessa comunidade e na tomada de decisões, a Câmara de Viana e sobretudo o Defensor Moura prometem fazer finca pé!

Isto parece-me muito grave e apesar de ainda ter dúvidas sobre alguns pontos desta legislação considero que este "NÃO" pode ser a médio e a longo-prazo um NÃO ao progresso, à modernização e ao desenvolvimento socioeconómico do municipio e de toda a região Minho-Lima. Viana não pode mais continuar a aderir e a levantar a bandeirinha do "orgulhosamente só"....não é hora de amuar e de ficar a um canto como uma criança mimada a quem se retirou um brinquedo! Por este andar qual será a próxima iniciativa do Defensor Moura? Ah já sei...vai mandar muralhar a cidade para nos defender dos supostos "inimigos"!????
Seria sem dúvida um erro estratégico grave o concelho isolar-se em si próprio não deixando espaço para um desenvolvimento que se quer cada vez mais conjugado no plural. Sou da opinião que Viana não pode dizer NÃO à Comunidade Intermunicipal pois assim corre o risco de ficar a ver navios (em sentido figurado porque em sentido literal já vê todos os dias...loool).


Quanto ao Defensor Moura uma pequena palavrinha : e que tal desta vez (só para variar) não se deixar levar por questão e "ódios" de estimação? Talvez não fosse má ideia ah?

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Parabéns!!!!!

Sabem quem faz hoje 50 anos???? Os simpáticos gnomos azuis que ainda povoam a imaginação de miúdos e graúdos!!! Eu ainda me lembro de não ir para a escola sem ver (enquanto tomava o pequeno almoço) estes bonequitos. Marcam sem dúvida a minha e muitas outras gerações! Por isso aqui ficam os meus parabéns e o link com a notícia do jornal Público que explica o sucesso dos "smurfs" ou se preferirem dos "Estrumpfes"

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Siza Vieira no seu melhor!




Não há bela sem senão....este ditado é muito antigo, muito sábio e aplica-se lindamente à nova Biblioteca de Viana do Castelo! Como se sabe tudo naquela biblioteca é da responsabilidade do polémico arquitecto Álvaro Siza Vieira. A sua presença está para além das linhas estruturantes do edifício pois, das cadeiras às mesas tudo tem o traço de Siza! Eu gosto, definitivamente das linhas do edifício e parece-me uma leitura muito feliz entre a beleza do património natural e a permanente evolução urbanística. Contudo, cada vez que vou lá trago comigo uma vontade enorme de pedir o livrito de reclamações ou então de escrever uma carta ao "Tio Siza" para lhe explicar umas quantas coisas!


Primeiro tive a triste surpresa de descobrir que o piso da biblioteca não permite que exista algo que é essencial num espaço deste...SILÊNCIO! Aquele toque toque dos sapatinhos tipicamente femininos deixa qualquer um com um ataque de nervos (sobretudo quando se está a ler ou a estudar) e mesmo para quem entra é terrível! Hoje por exemplo fui lá e levava saltos altos...ora, estou a entrar e já toda a gente sabe que chegou mais alguém.....incomoda mesmo! E depois para as mais conscientes só nos resta andar feitas bailarinas em bicos de pés.
Outro grande problema é a falta de indicação nas estantes sobre a temática dos livros. Não me parece assim tão difícil de fazer mas ainda devem estar à espera das ditas placas....enfim!
O pior mas mesmo o pior são as cadeiras do auditório! Todas em madeira...só madeira...mesmo só madeira! Sem estarem forradas...nada mesmo nada! Na segunda fui lá a uma conferência e fiquei 3horas sentada...escusado será de dizer que fiquei com o rabo mais do que quadrado!!!!


Mas, para quem ainda não visitou a biblioteca não se preocupem...se levarem nos pés uns ténis ou sapatos com sola de borracha e uma almofadinha para o caso de irem até ao auditório...aposto que vão gostar!!!!


Ai Siza Siza....ainda me doi aquele sítio!!!!!