sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Alguns momentos


Pois é, hoje não estou com muita vontade de escrever por isso aqui ficam algumas fotos onde aparecem pessoas muito importantes para mim!
Com cada uma delas vive momentos muito bons e com todas aprendi o valor de uma amizade! Aqui ficam as ditas imagens porque recordar é viver!!!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Dia Mundial dos Cromos

Sim hoje só pode ter sido o dia Mundial dos Cromos!!!!! Eu pelo menos cruzei-me ALGUNS....mas cromos daqueles mesmo cromos...daqueles raros de encontrar para a colecção! Primeiro foi o brasileiro das fotocópias que começou a meter conversa.....e eu ali a olhar para ele e a pensar "e se fosses dançar samba para a tua terrinha ahhhh?????"
Depois saio porta fora ainda com a cabeça em água por causa das investidas patéticas do dito cromo e esbarro contra o poeta mais famoso cá da zona... o homem como sempre de tão doido continuou o seu caminho sem sequer pedir desculpa nem nada.....e eu fiquei literalmente tipo pega monstro contra a parede!!!!! Lá segui o meu caminho e acabo por encontrar mais 1 cromo.... um que tem a mania que é fotógrafo...coitado...lá começou ele a falar na seu espólio...blá, blá, blá..mas no fundo bem lá no fundo.....mas lá no fundo do fundo....ele até diz algumas coisitas com relativo interesse!!!!!!! Depois fui até à biblioteca e fico meia hora sim meia hora de um lado para o outro com um dos funcionários só porque o menino não sabia onde parava o livro que eu tinha pedido para reservar.....lá encontrou e fui sentar-me num lugar discreto e sossegado.....eu disse sossegado?????? Pois, era sossegado até aparecerem duas jet7 com a mania que são finas (e que eu conheço de outros carnavais) e que começam a falar baixinho mas aquele baixinho que incomódoa a quem está a ler quanto mais não seja porque eu percebia tudo o que elas diziam!!!!!! Não vou entrar em detalhes mas o conteúdo da conversa das damas ia desde posições sexuais até à última vez em que uma delas resolveu enfeitar a cabeça do namorado!!!!!! La saio da biblioteca e dou de caras novamente com o dito poeta (ele anda sempre com aquela barbicha de bôde...fica tão ridículo)...olha para mim e resolve dizer olá: "olha a garota do Cer...." (ele tem a mania muito triste de me chamar garota)....ainda estava eu a acabar um simples "boa tarde" quando ele olha para mim com um ar muito sério e diz.... "sabes garota...quando passares por mim na rua diz-me: o senhor não é humano é um ET".......eu olhei para ele e como já sei que os neurónios daquele Ser andam sempre em festa rija......disse "ahhhhhh.....deixe estar não me esqueço....."! Depois pensei....era mesmo isso que lhe devia ter dito quando veio contra mim e me deixou coladinha à parede!!!! Para a próxima não perco a oportunidade!!!!! Conclusão: cuidado eles andam à solta!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

.....!

Um dia li um livro que começava assim "no dia seguinte ninguém morreu" (Intermitências da Morte - José Saramago)! Hoje podia ter sido um dia assim onde a morte fizesse greve e não impusesse a sua vontade a ninguém! Mas não foi....porque hoje é um dia igual a tantos outros, porque hoje também a vida caminhou para a sua foz e, também hoje as certezas do final anunciado teimaram em se fazer cumprir! Escrever sobre a morte pode não ajudar a aceitá-la mas então o que ajuda? Talvez relativizá-la....talvez ignorá-la...Não sei! O certo é que a morte é tão vulgar, tão comum e tão presente que vive e convive diariamente por entre nós! Todos temos essa espada sobre as nossas cabeças desde o 1º minuto de vida...essa é a verdade à qual ninguém pode fugir! Mas lidar com ela é tão difícil.....parece que nenhuma palavra serve, nenhum gesto resulta, nada fica bem em nós! Mas a morte segue sempre pelo seu caminho, faz a sua escolha sem olhar para trás, dirige-se em passos lentos ou repentinos e de várias formas cumpre a sua vontade...e...desejar que isso não aconteça é tão primário e infantil! Mas no fundo todos nos sentimos como crianças indefesas perante a morte, meio perdidas e despidas de qualquer força ou vontade de compreender e responder aos porquês que teimam em surgir! Só o tempo ajuda e só o tempo transforma a dor em saudade! Muito mais importante do que percebê-la ou procurar entender a sua escolha é olhar para ela sem falsas ideias e sem medos pois a morte existe para nos lembrar que a vida não é eterna nem para nós nem para os que nos rodeiam! Nascemos, morremos e talvez seja poético dizer que voltamos a nascer como se a vida mais não fosse do que um cíclo...porque muitas vezes esse pode ser um bálsamo para a sensação fria que a morte deixa. Tudo começa e acaba da mesma maneira e talvez por isso a frase que encerra o livro de que vos falei também seja "no dia seguinte ninguém morreu"!
(este texto é dedicado ao Ricardo)

Sopram ventos de mudança?

O Mundo parou e parado ficou até à divulgação dos resultados das eleições desse país onde como já muitos disseram "tudo é possível". O eterno sonho americano renasceu, rejuvenesceu e ganhou força por estes dias em que o rosto e o sorriso fácil do novo presidente americano conquistou até os mais pessimistas. E assim se vive por estes dias e assim se vai vivendo neste tempo em que tudo nos parece carecer de uma mudança!!!! Mas a teia da mudança não se faz de um só fio de seda...! A ideia de que um homem pode mudar o mundo é tão falível, tão frágil, tão pouco verdadeira aos olhos cueis da verdade!
Por momentos (no dia 5) enquanto olhava para a televisão e via a alegria na caras das pessoas que embarcaram na "obamamania" quase que podia imaginar que de uma realidade paralela se tratava, onde o desejo de sonhar e a vontade de guardar secretas esperanças fosse maior do que tudo e maior do que o próprio mundo! No meio de tudo isto dou por mim quase que comovida (o que acontece muito raramente) a ver uma reportagem sobre os milhares de pessoas no Quénia que se reuniram para festejar a victória de Obama!
As palavras, mudança e esperança andavam de boca em boca, andavam nos olhos e refelectiam mais do que um desejo.....eram quase que uma súplica! Para mim a capacidade de sonhar, de acreditar, de crer que tudo um dia pode ser diferente pode ser das coisas mais bonitas mas ao mesmo tempo das mais tristes!
Essas ondas de incentivo à mudança formadas delicadamente pelos ventos da esperança podem ser um ponto de partida.....mas até onde? Até quando? Todos sabemos que os sonhos são frágeis e que basta um segundo para acordar! O que o Mundo precisa entender é que as tão esperadas mudanças não estão ao virar da esquina e que nem sempre a vontade de UM é a vontade de TODOS!

De qualquer forma esta eleições pela enorme participação e pelo seu desfecho foram para o mundo um hino à democracia e à liberdade de escolha! Agora, depois da escolha feita depois da festa...é hora de arrumar a casa, de subir as mangas e colocar a mão na "massa" (literalmente)! E o Mundo espera, contempla, aguarda e deseja que Obama e o seu projecto de mudança arranque e faça eco pelo mundo....enfim, o mundo espera que este seja o 1º dia do resto da sua vida!

Sem tempo

É engraçada a forma como o tempo nos escapa por entre os dedos....como se fosse areia fina! Esse é o meu drama actualmente.....mas porquê um dia com 24h????? Já que se inventa tanta coisa podiam inventar uma forma de prolongar no tempo aquilo que designamos por "dia". No fundo o tempo passa tão rápido que não dá para nada! E depois neste mundo de certezas e de lutas por um lugar ao sol acabamos sempre por retirar tempo aos amigos e à família para dedicarmos mais umas horinhas ao tão valioso tempo de trabalho! Este último mês foi de gritos porque a novidade da formação veio trocar-me as voltas (aliás deu quase nó cego)! Acho que esta fase inicial e o pouco tempo que tive para preparar as sessões foi realmente o motor para a minha permanente falta de tempo! Ai, ai.....mas tudo leva o seu tempo e por isso acho que a pior fase já passou! Como se a falta de tempo não fosse por si só uma verdadeira chatice o pior de tudo é que fico com um humor de cão.....ai jesus.....fujam!!!!!!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A pedido de muitos....

Nos últimos tempos a pergunta que me fazem com mais frequência é: "e que tal a formação?".....
é sinal que tenho muitos amigos que gostam de mim e preocupam-se comigo!
Este post é dedicado a todos os que ainda não perguntaram, a todos os que já o fizeram mais do que uma vez e a todos os que estão a pensar: "tenho que perguntar à sandra como está a correr a formação...". Ora, para esses em especial aqui vai a minha resposta...lool

Está tudo a correr lindamente...a turma é óptima, os formandos são muito atentos e muito participativos o que facilita a dinâmica da aula! Comecei por dar um módulo ligado ao desenvolvimento e evolução dos conceitos de família, escola e trabalho e está a ser realmente muito interessante tanto para mim como para eles. Tenho apostado em sessões dinâmicas e onde eles possam mostrar as suas opiniões e explorar as várias formas de interiorização da matéria. Entretanto já comecei a preparar o outro módulo que irá começar em Dezembro e tem como tema as Organizações de Apoio à Comunidade....
E pronto assim vai a minha vida de formadora.

A todos os que perguntaram, a todos os que iam perguntar e a todos os que não perguntaram mas queriam muito saber...looool muitos e muitos bjs

As palavras dos outros na minha boca!

Li agora um comentário de uma amiga a propósito de um outro post deste blog e achei curioso ela fazer referência ao facto de as frases feitas serem realmente verdadeiras pérolas! Confesso que durante algum tempo fui daquelas que dizia: "detesto frases feitas" ou "isso é tão cliché". Até que parei para pensar no assunto e acabei por chegar à conclusão que a única coisa que eu tinha contra as frases feitas era apenas e só o facto de não ter sido eu a pensá-las, a escrevê-las e a revelá-las para o mundo! Sim é isso mesmo, quem diz que não gosta das frases feitas apenas o diz porque no fundo lá no fundo concorda tanto com elas que gostava que fossem suas! Mas a vida é mesmo assim, estamos carcomidos por pequenas imperfeições que nos minam e nos tornam nestes seres tão pequenos ao pé de outros que com a sua inteligência e usando as palavras certas nos dizem tantas verdades! Agora, também é preciso saber fazer uma triagem pois existem várias frases feitas que mais parecem saídas de um folhetim do Tozé Martinho ou de uma qualquer novela mexicana! Para mim só algumas podem ser dignas de andar de boca em boca pois, só algumas têm a essência necessária para serem eternas e imortais! No fundo as frases feitas são como as ostras, ou seja, se as "abrirmos" não encontramos uma pérola em todas!

Aqui ficam algumas frases de três homens que sem dúvida nos deixaram verdadeiras pérolas:

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação."
Oscar Wilde
"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.
Oscar Wilde
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
Oscar Wilde


"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela."
Fernando Pessoa
Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer.
Fernando Pessoa


"As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.
Carlos Drummond de Andrade
O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza.
Carlos Drummond de Andrade
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata....
Carlos Drummond de Andrade
Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado.
Carlos Drummond de Andrade