(Quadro de Salvador Dali)
terça-feira, 10 de março de 2009
segunda-feira, 9 de março de 2009
O meu "Infinito Particular"
Todos nós temos um horizonte dificil de alcançar.....um corredor fundo onde não vemos o fim......uma luz que guia quem percorre os nossos caminhos! Esse "Infinito Particular" tão público para quem nos ama pode ser tão bonito de percorrer mas também pode ser labiríntico....por isso (e só por isso) um dia alguém escreveu uma música que não foi inspirada em mim (mas podia ter sido)! Esse é o segredo das boas músicas e dos grandes poemas....é que todos eles podiam ter sido inspirados no nosso "eu" mais profundo e secreto! E quando menos esperamos vemos alguém entre dois ou três acordes dizer aquilo que nunca conseguimos traduzir!
"Eis o melhor e o pior de mim
O meu termômetro, o meu quilate
Vem, cara me retrata
Não é impossível
Eu não sou difícil de ler
Faça sua parte
Eu sou daqui, eu não sou de Marte
Vem, cara me repara
Não vê, sou porta bandeira de mim
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular
Em alguns instantes
Sou pequenina e também gigante
Vem, cara, se declara
O mundo é portátil
Pra quem não tem nada a esconder
Olha minha cara
É só mistério, não tem segredo
Vem cá, não tenha medo
A água é potável
Daqui você pode beber
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular..."
Música: Marisa Monte
Composição: Arnaldo Antunes, Marisa Monte, Carlinhos Brown
O Magalhães do terror
E então o que me dizem do nosso tão querido e estimado Magalhães (o computador mais português de Portugal.....ai ai) ser o mais recente instrumento de vergonha nacional???? Pois é, como já não bastavam as críticas ao "bichinho" ainda veio o deputado José Paulo Carvalho (a minha vênia) denunciar à Assembleia da República o facto do instrumento de estudo mais famoso do momento vir carregado de erros ortográficos de fazer corar qualquer professor de Português. Já para não falar das frases sem sentido que deixam um comum mortal a pensar que o pobre Magalhães acabou de ser infectado por um daqueles virus matreiros! A questão que fica na cabeça de todos é simples mas duvido que a resposta o seja também: "Mas como é possivel que isto tenha acontecido?"
De qualquer forma esta situação parece-me reflectir bem o país que somos não só pelo facto dos nossos testes de controle de qualidade deixarem muito a desejar mas também por teimarmos em viver num cantinho à beira mar plantado onde a culpa morre solteira! A situação é grave e já estou a ver o castigo para todos os responsáveis por esta desagradável e ridícula situação. Ora, todos os "meninos" que deixaram passar tais erros cá para fora devem pegar nos mais de 80 erros assinalados e escrever 100 vezes cada palavra da forma correcta! Isto sim é que era.....já que não devem ter feito isso quando andavam na primária ficavam agora a saber com quantos paus se faz uma correcção ortográfica!
Agora mais a sério.....o que me parece que realmente aconteceu foi o chamado "vai por este caminho que é mais perto e demora menos tempo", ou seja, leram os menus mas acharam que ler as instruções dos jogos pedagógicos não valia a pena e por isso deixaram passar todos aqueles erros! Já agora ainda não percebi muito bem quem é o verdadeiro responsável pelos textos mas uma coisa é certa português não deve ser!
Para todos os que dizem que vivemos num país pouco interessante e onde nada acontece....ora por favor isto está melhor do que o País das Maravilhas da pequena Alice! Cá para mim esta linda história ainda vai ter um remake que se chamará " Lurdinhas no País das Macaquices". parece que já estou a ver a personagem principal seria a nossa estimada MARIA DE LURDES RODRIGUES; o coelho seria o queridíssimo SÓCRATES e os outros personagens imaginem vocês!!!! E mais não digo...
P.S. - Aproveito o momento para pedir desculpas por eventuais erros que tenha cometido ao longo de todos estes posts.......acontece aos melhores não é Sr. Primeiro Ministro??????
domingo, 8 de março de 2009
Em 1984 foi assim...
Hoje calhei de ligar a televisão na Rtp e vi e ouvi pela 1º vez a música que este ano vai representar Portugal no Festival da Eurovisão. Confesso que não me parece que a vocalista tenha uma grande voz mas, no seu todo acho a música interessante.
Ora, como a cabeça de qualquer mulher corre a 1000 à hora lembrei-me de ver que música portuguesa foi ao festival da canção no ano em que nasci, ou seja, 1984. Curiosamente tive uma boa surpresa porque me deparei com um poema lindíssimo e inspirador. A voz que subiu ao palco da eurovisão era feminina (Maria Guinot) e desde logo provou ser uma grande talento musical pois quer a música quer a letra são da sua autoria! Uma mulher que mostra nesta letra, que deixo agora aqui, a profunda sensibilidade da alma feminina e o turbilhão de emoções contraditórias que muitas mulheres têm dentro de si!
Não sou uma entusiasta do Dia da Mulher, mas já que o temos, e fazendo uma ponte entre as duas coisas, aproveito para dedicar este poema a todas as mulheres que ainda nos dias de hoje não conseguem sentir a força da igualdade e a liberdade consequente da não discriminação!
Silêncio e tanta gente
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro o amor em teu olhar
É uma pedra
Ou um grito
Que nasce em qualquer lugar
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal aquilo que sou
Sou um grito
Ou sou uma pedra
De um lugar onde não estou
Às vezes sou também
O tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar
Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não
E troco a minha vida por um dia de ilusão
E troco a minha vida por um dia de ilusão
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro as palavras por dizer
É uma pedra
Ou um grito
De um amor por acontecer
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal p'ra onde vou
E esta pedra
E este grito
São a história d'aquilo que sou!
quinta-feira, 5 de março de 2009
Vai e Faz
Chegou hoje ao fim a formação que recebi para estar inscrita no Banco de Voluntariado de Viana do Castelo. Apesar de estar no Berço desde Maio do ano passado ainda não tinha recebido esta esta formação e por achar que se trata de um projecto muito interessante achei que esta era a melhor altura para o fazer! Vou ter muito para falar sobre esta experiência mas por agora deixo por aqui 1 poema que me foi dado a conhecer hoje!
Vai e faz - Dá um pouco de ti
Pensa em ti pensa em mim
E nos outros também
Vai e faz - basta um pouco de ti
Tu vais ser mais feliz
E os outros também
Vai e Faz - é de livre vontade
Que este mundo há-de
Ir sempre mais além.
Vai. Que tu mereces e eu mereço
Faz. Que tu conheces e eu conheço
Vai. Eu canto aquilo que fizeres.
Faz. Eu quero o mesmo que tu queres.
Vai. E dá antes que te peçam!
Faz. Para que os outros não te impeçam.
Vai. Eu canto aquilo que fizeres.
Faz. Eu quero o mesmo que tu queres!
Poema de Joaquim Pessoa
Prometido é devido......II
Como já tinha acontecido anteriormente já havia quem andasse a dizer que lá estava eu a prometer e a não cumprir.....pois sim pois sim! Cá estou eu para dizer mais uma vez que posso tardar mas não falho! Depois de uma selecção cuidada e sobretudo de uma escolha que respeite a credibilidade de todas as carinhas larocas que por lá aparecem, conseguimos chegar ao produto final! Devo agradecer à minha colaboradora Heidi (Spielberg é o nome do meio dela) que lá foi apontando aspectos e melhorar e foi fornecendo o material necessário (fotos e videos)!
Para quem quiser ver as tão aguardadas fotos do Carnaval em Ovar basta clicar neste link: http://videos.sapo.pt/2KcF7fmSz4WY6YNcDlVZ
Espero que gostem !
P.S - Devo salientar (para que não restem dúvidas) que ao minuto 03.08 eu estava em cima da cama a arranjar o lençol.........e as espertinhas pimba...toca a tirar foto!
quarta-feira, 4 de março de 2009
O rabinho do Caramuru........ahhhhhhhhhhh?
Hoje estava eu muito bem a ver o telejornal e vejo a surgir no dito noticiário uma reportagem sobre a estátua do Caramuru de que falei em um texto anterior! O choque foi total quando vejo duas senhoras de meia idade a dizerem entre sorrisos (muito maliciosos) que a parte que apreciavam mais na dita estátua era a parte "do rabinho". Sim, eu sei que aquilo tem umas formas um tanto ao quanto exageradas mas daí a dizerem aquilo vai uma grande diferença! A minha pergunta é: será que naquela altura não estava a passar ninguém pela praça com um ar mais "normal"??????? Aposto que das várias pessoas que entrevistaram alguma deve ter feito um comentário mais interessante e perspicaz do que aquele (o que não era difícil tendo em conta o calibre do comentário). Mas para o reporter talvez aquele tenha sido demonstrativo do espírito e da passividade com que o povo desta santa terrinha engole tudo aquilo que lhes metem à frente!
Na mesma reportagem vi também o nosso "ilustre" Presidente da Câmara que dizia de boca cheia que achava que a estátua vinha cortar a aridez que a praça tinha.......Ai ai senhor Presidente definitivamente temos interpretações distintas para o conceito de "árido". E já agora gostava de saber o porquê da estátua do ilustre Caramuru merecer a honra de habitar na sala de visitas da cidade (o senhor presidente já experimentou sair do Museu do Traje e olhar em frente?.....são só curvas contra curvas....até parece que chegamos às praias no Brasil) enquanto que o não menos ilustre navegador vianense João Álvares Fagundes vive actualmente no meio de um parque de estacionamento onde tenho a certeza que fica difícil apreciar a beleza de tão importante monumento! Esta dualidade de critérios deixa-me a pensar que como em tudo na vida uns devem ser filhos e outros enteados!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Temas
António Lobo Antunes
(1)
de mim para mim
(5)
Eleições
(1)
Essências
(1)
Fotos
(3)
Frases
(1)
Frases; Citações
(1)
Lethes
(1)
letras de músicas
(1)
Música
(11)
Música; Poemas; Ary dos Santos
(1)
Ñatal
(1)
Paisagens; 7 Maravilhas Naturais; Fotos
(1)
Páscoa 2010
(1)
Passagem de Ano
(1)
Pelos caminhos de portugal
(2)
Poesia
(3)
Poesia; Mário Cesariny
(1)
Profundidades
(1)
Rituais
(1)
RTP
(1)
Sonhos
(1)
Trabalho
(1)
Viana do Castelo
(1)
Voluntariado
(1)
