quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Só é tua a loucura...

Acho que ainda não tinha deixado nada aqui do Miguel Torga por isso aqui vai....

"Recomeça...Se puderes,
Sem angústia e sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro Do futuro,
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
E, nunca saciado,
Vai colhendo
Ilusões sucessivas no pomar.S
empre a sonhar
E vendo,
Acordado,
O logro da aventura.
És Homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças."

Miguel Torga

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

NÃO......à CIM

E pronto o povo foi chamado às urnas! Poucos foram os que se deslocaram até às mesas de voto (outra coisa não seria de esperar) e os que foram optaram por dizer um NÃO à integração de Viana na CIM! Tenho muita pena que assim seja..... Acreditava e continuo a acreditar que seria extremamente benéfico para Viana estar integrada nessa comunidade e, sobretudo, o Alto Minho (que era o actor principal nesta questão) teria muito mais a ganhar! Mas tudo bem, cá estou para ver o resultado real deste resultado! é nada mais do que a continuação de uma política e uma estratégia que se guia por linhas muito solitárias e cada vez mais egoístas.
A verdade é que este resultado é sobretudo revelador do facto de a pergunta do referendo não ter sido verdadeiramente compreendida! O total desinteresse por esta questão deu espaço a uma série de contra-informação que foi muito bem usada para confundir quem não teve o cuidado de procurar estar informado sobre o assunto do referendo! Acho verdadeiramente patético que questões pessoais tenham sido colocadas à frente dos reais interesses do Município!
Contudo, contra factos não há argumentos por isso Viana segue em frente o seu caminho e ergue mais uma vez a bandeira do "Orgulhosamente Sós"!
Tinha muito mais a dizer mas confesso que me faltam as palavras...quando as encontras prometo deixar aqui um texto (decente) sobre toda esta problemática!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Ela veste as calças lá em casa.....e cá fora!!!!!!

Vi uma cena que aquilo só visto porque a contar quase que é inacreditável!!!! Imaginem o que é uma velhota de 80 anos a obrigar (literalmente) o marido a votar no SIM quando o senhor queria votar no NÃO!!!!! Foi uma cena tão cómica mas tão cómica......! É óbvio que a mesa teve que reagir a tal cena e anular os votos porque aquilo era tudo menos uma situação de voto normal!!!!! Só tenho pena de não ter filmado.......

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Defender o NÃO ou dfefender o Defensor...eis a questão?

Foi na passada segunda-feira que o programa Prós e Contras deu algum tempo de antena ao referendo do dia 25 de Janeiro sobre a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima. Frente a frente ficaram os dois representantes dos movimentos pelo SIM e pelo Não e não deixaram de aquecer o programa ao esgrimirem os seus argumentos (uns mais válidos do que outros em ambas as partes). Mas, o tema central do debate não era Viana e sim, a importância do referendo como instrumento democrático...por isso soube a pouco! Quantas questões poderiam ter sido feitas e quantas respostas ficaram por dar? Devo destacar que foi com grande tristeza (uma vez que defendo o Sim) que vi o representante do movimento do SIM ficar muito aquém em termos de argumentos a apresentar....faltava vida naquela voz! Por sua vez o actual presidente da Câmara de Viana apesar de mostar ser "bem falante" fez-me lembrar aquela velha máxima popular que diz: "cantas bem mas não me alegras!" Parece ser óbvio aos olhos de todos a importância para desta Comunidade para o Alto Minho mas, o olhar egoísta e redutor de alguns faz com que se tente de forma quase infantil provar por A mais B que Viana irá perder poder!!!! Mas que poder???? Aqui não está em causa um jogo de poderes ou de interesses mesquinhos e pessoais mas sim o desenvolvimento de um distrito que necessita urgentemente de unir esforços para seguir em frente! Tornar isto numa questão pessoal ou mesmo numa campanha pré-autarquicas não é o caminho certo e espero que todos aqueles que dia 25 forem às urnas ponderem bem o seu voto! É necessário olhar para este autêntico "circo de feras" e perceber que entre o ser e o parecer vai uma grande diferença! No fundo aqui interessa defender os interesses de Viana e da sua região minhota e não andar a questionar o que a actual câmara tem feito de bom pela cidade!Até Domingo só espero que todos procurem estar devidamente informados sobre esta problemática e que na altura de responder à pergunta do referendo saibam que a "princesa do Lima" não pode e não deve ficar dentro de umas muralhas construidas a pulso a ver passar navios (literalmente)!
CIM...Naturalmente....SIM!

Acreditar em quem acredita

Um dia depois da tomada de posse do Obama o mundo acorda ainda meio embriagado entre a esperança, a crença, o entusiasmo e os sorrisos que inevitávelmente fazemos quando vemos o rosto que entra de forma decisiva para as páginas da História! Ninguém lhe fica indiferente, ninguém ousa dizer que ali não há algo que, apesar de não sabermos o que é, nos prende a cada discurso e a cada gesto! Contudo, o caminho não é fácil e entre curvas apertadas e perigosas só nos resta acreditar que por mais difícil que seja passar da teoria à prática vai ser possível!
Nunca fui uma romântica na política (deixo isso para outros sectores da minha vida) por isso tento sempre ver com algum distanciamento aquilo que para alguns soa a música e sabe a mel! Obama tem tudo para continuar a ser um grande político, tem uma história de lutas e de defesa dos valores em que acredita que não nos deixa ter margem para dúvidar que o seu percurso político espelha tudo aquilo que defende nos seus inflamados discursos! Aliado a tudo isso tem uma família....que tão bem é aproveitada pelos media para tornar ainda mais popular o homem do momento! Para o ramalhete ficar completo Obama tem o dom da palavra e o carisma que salta aos olhos de qualquer mortal! Aquele sorriso aberto e aquele olhar decidido fazem as delicias de quem acredita que é ele o tal! Acreditar...sim, acreditar! Essa é a palavra chave para os próximos tempos! Ele não é o "messias negro", não é o salvador de nada nem de ninguém, não é a tábua de salvação do mundo.....não façam isso...não coloquem naqueles ombros um peso que não é só dele! Obama é apenas um homem que ousou desde sempre lutar por aquilo em que acredita e que ousou conjugar o passado, o presente e o futuro num sonho que é dele e de todos nós! Obama apenas tem que continuar a ser ele mesmo e a fazer com que seja possível daqui a uns tempos acreditarmos que aquele sorriso e a verdade nos seus olhos não foi um sonho mas sim o inicio de uma nova realidade!

Leiam este texto

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Um gota...

Na vida o mais importante não são os grandes momentos, as grandes decisões, as grandes conquistas.....tudo isso pode ser relativo se pensarmos naquele detalhe, naquela palavra, naquele olhar, naquele impulso que mudou tudo! Muitas vezes (para não dizer sempre) são as pequenas coisas da vida, as minúsculas partículas de nós, que nos guiam para novas rotas e nos fazem chegar onde não pensavamos ir! É por isso que muitas vezes nem temos consciência de que aquele pequeno passo, quase insignificante - sim esse mesmo...aquele pequenito- pode transformar tudo à nossa volta!
Nem sempre olhamos para a vida assim e nem sempre percebemos que as suas malhas são finas e fáceis de quebrar. Por isso hoje antes de dar um pequeno passo, antes de dizer uma pequena palavra e antes de fazer aquele pequeno nada (que ser ser um tudo) vou pensar um pouco (não muito...porque estas coisas têm que ser como na culinária: tudo q.b.) e deixar que a inspiração venha para me guiar neste pequeno momento que mais não é do que uma gota do meu mar!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Acho esta imagem divina!

A trabalhar no dia do referendo....

Hoje recebi uma cartinha em casa a dizer que dia 25 de janeiro estarei numa das mesas de voto! Fantástico.....! Se bem que o ideal era eu ser contratada pela Aurora do Lima para fazer uma sondagem à boca da urna!!!! hehehehehehehehe ! Isso é que ia ser:)

Aproveito para dizer que acabei de ver no programa "País Regiões" da RTP uma reportagem em directo sobre o referendo! Não faltaram os argumentos, não falataram as convicções nem tão pouco faltaram as faíscas a saírem dos olhinhos dos dois representantes dos moviventos pelo SIM e pelo NÃO! Cá para mim o que vai faltar mesmo são os votos no dia do referendo!

Uma pá ou um saco.....

Sabem quando vivemos uma situação em que só nos apetece enfiar a cabeça dentro de um saco ou então pegar numa pá e cavar bem fundo uma autêntica cratera?????? Pois bem, hoje é assim mesmo que me sinto.........!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Naturalmente...CIM

Recebi hoje um panfleto da campanha do SIM para a integração de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima. No dito folheto podemos ler alguns dos argumentos de peso para a integração de Viana na CIM e algumas criticas a frases proferidas pela oposição! Ficam aqui as frases que mais me chamaram a atenção e que resumem algumas das principais razões para o voto dia 25 ser SIM:

Viana do Castelo deve pertencer à CIM para que:

"garanta o acesso a financiamentos europeus que propiciem investimentos necessários no território do município e das freguesias."
"seja polo dinamizador de uma região coesa e atractiva na valorização das suas capacidades de estratégia e planeamento"
"tenha participação activa na decisão de políticas de desenvolvimento e investimentos regionais"

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"O futuro é um hoje que se julga demasiadamente importante para chegar a horas"....

Li isto não sei onde....

XUTOS.......venham mais 30

É impossível deixar de lembrar que ontem os Xutos e Pontapés (esses Rolling Stones tugas) fizeram 30 anos de carreira! Um percurso cheio de sucessos e que vai continuar a dar que falar......tenho a certeza! Eu adoro e por mim podem continuar a bombar...!
E agora um pequeno exercício:
Tentem ler estas frases sem vos surgir logo no imediato a melodia que lhes corresponde...é impossível não é?

"Sozinho na noite um barco ruma para onde vai....."
"A carga pronta e metida nos contentores adeus meus amores que me vou..."
"E quando esperava no fundo da rua...pensava em ti e em que sorte era a tua..."
"maaaaaaaaaaaaaaaaaaariiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiia.......de Bragança a Lisboa..."
"Que saudades eu já tinha da minha alegre casinha....."
"Á minha maneira...."

domingo, 11 de janeiro de 2009

Ensaio sobre mim

Por vezes (muito raramente) consigo ser terrivelmente injusta comigo mesma! Talvez mais não seja do que um simples defeito de fabrico ou uma pequena mancha na minha personalidade mas, é incrível como consigo ver coisas onde nada existe! Esta minha mania da perfeição ainda vai me vai dar muitas dores de cabeça! Mas o pior é que ela não sabe que eu sou muito mas muito teimosa e como sei que ter a maneia da perfeição não é nada nada perfeito faço-lhe verdadeira perseguição! Não sei se conseguem perceber...eu faço perseguição à perfeição por ser perfeccionista.....entenderam????? Enfim após algumas sessões de terapia comigo mesma (sim, é verdade ninguém me ouve melhor do que eu mesmo) acho que estou novamente pronta para a cruzada contra o certinho e direitinho que há dentro de mim!
Abaixo a perfeição....viva a liberdade!!!!!
Tenho dito!

O som dos sons

Sempe gostei de vários estilos musicais! Hoje ia no carro e ouvi uma música dos Deolinda e achei que era altura de escrever algo sobre eles. Aplaudidos pela crítica Os Deolinda têm vindo a provar que até o fado pode ser reinventado...e que mesmo sem a guitarra portuguesa e sem as vestes escuras vincadamente sérias e fatalistas não deixam de encerrar em si a alma da canção portuguesa! Eu pessoalmente gosto e acho que não se trata de uma afronta à forma mais típica e tradicional de interpretar o fado.....prefiro olhar para eles e ver um grupo que dá ao fado um toque pessoal e no fundo tenta fundir os vários estilos de fado num só! Desde o tom mais grave ao mais castiço Os Deolinda provam a cada acorde que a qualidade das suas músicas reside sobretudo na alma que paira em cada uma delas!
Ficam aqui dois belos exemplos disso.....(confesso que a música Clandestino é a minha favorita)

Amar....é preciso!

Deixo aqui algumas sábias palavras do eterno Vinicius de Moraes...

A maior solidão é a do ser que não ama

"A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana. A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo, o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro. O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre. "

sábado, 10 de janeiro de 2009

"Não há passos divergentes para quem se quer encontrar!" - Jorge Palma

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Protesto...

Estou em protesto e muito mas muito zangada com o Pedrocas......então não é que aqui em Viana não nevou (e pelos vistos não vai nevar) apesar do frio intenso??????? Eu sei que a probabilidade é mínima por causa da proximidade com o mar mas já aconteceu antes por isso podia também ter acontecido hoje!!!!!!
Ainda por cima ando desconfiada que a neve não quer nada comigo porque ontem fui a Barcelos e não havia neve e hoje.....(pelas imagens aquilo estava tudo branco!).
Depois, acho incrivel....vivi 4 anos em Braga e durante esse tempo nunca nevou mas hoje a cidade acordou pintada de branco......aiiiiiiiiiiiiiiiiiii que raiva!! Também quero ter neve na minha cidade!!!! É pedir muito????? Também temos direito a viver em pelo este momento tão bonito do país em que se deixa de abrir os telejornais com a crise para o tema central passar a ser a neve!!!!! Até chega a ser poético e sempre dá para variar......

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A sala de visitas....



Nunca é demais lembrar a minha linda cidade e por isso vi esta imagem e apeteceu-me colocá-la aqui! Adoro este enquadramento! Mas, esta bonita sala de visitas sofreu uma "pequena" alteração na noite da passagem de ano e por isso prometo amanhã colocar aqui uma foto!!....


terça-feira, 6 de janeiro de 2009

um olhar....

Os meus "eus"

A minha relação com os meus "eus" anda cada vez pior....estamos a um passo do divórcio! Sim, a verdade é que nem sempre a nossa relação foi pacífica mas nestes últimos tempos tem sido quase catastrófica! Todos nós temos vários "eus" e, apesar de na maioria dos casos não darmos por eles o certo é que ao longo da nossa vida não são raros os momentos em que parece que ouvimos não um mas vários "eus" dentro de nós! E eu confesso que já ando farta de ouvir os meus...ai. ai.....seria mais fácil se eles começassem a trocar correspondência comigo! E tal começarem a enviar mail??????
Hoje por exemplo um dos meus "eus" dizia-me assim: "Anda mulher mexe-te.....diz logo o que pensas, descalça o salto alto e passa logo para a chinela.....anda lá parva.....mete a mão na cintura e diz-lhe das boas!!!!" - Este é o meu "eu" mais......como direi......uma mistura entre a minha costela de mulher do norte e a meia costela espanhola que tenho (até onde sei é mesmo para os lados do País Basco....looool)!
Mas ainda este "eu" estava a acabar de falar já o outro começava a dizer: "Caaaaaaalma.....vá lá...respira fundo...isso....agora conta até dez! Anda eu ajudo: um, dois, três, quatro.....Tens que te controlar, se fizeres uma peixeirada perdes logo a razão não percebes! ??A melhor maneira de resolver a situação é "comeres" pelas bordas e não ir logo à parte do meio! Pensa que na maioria das vezes o silêncio pode valer ouro!"
Este "eu" é muito interessante porque no fundo é uma mistura entre o Dalai Lama e a Manuela Ferreira Leite (credo.....dito assim parece assustador mas não é!!!!!)
Mas queriam saber qual dos dois vai ganhar não é??????? Mas não digo:)
PS - Quando fizer um top5 dos posts mais estúpidos lembrem-me para incluir este........

Uma imagem...

domingo, 4 de janeiro de 2009

Dia 25....anda á roda!

Dia 25 de Janeiro chega ao fim a cruzada do "vamos ou não integrar a CIM (Comunidade Intermunicipal Minho-Lima)! Resta saber é qual vai ser o desfecho! Eu estou curiosa para saber sobretudo os números da abstenção! Sim, porque apesar dos cartazes em amarelo espalhados pela cidade ainda muitos são os que dizem "Referendo???? Qual referendo???"
Nestes casos e quando sobretudo se teme uma falta de informação (quase geral) sobre a temática em questão é assustador ver grande parte nem sabe o que vai acontecer, outros nem sabem o que é uma Comunidade Intermunicipal e outros devem achar que tudo isto não passa de uma manobra de diversão qualquer.....enfim! Relativamente aos cartazes de apoio ao Sim e ao Não até não se pode dizer que estão maus mas poderiam ser mais criativos! O cartaz do NÃO limita-se a ser uma tomada de posição contra a CIM fazendo a indicação clara que a integração de Viana nesta Comunidade servirá simplesmente para prejudicar os munícipes....tudo isto claro ornamentado pela foto do "nosso" Defensor Moura! Por sua vez o cartaz do SIM tenta ser mais criativo e apela sobretudo à clarificação de algumas falsas verdades que são levadas em braços na campanha do NÃO.....quanto à imagem do cartaz acho que melhor não poderia ser: o Pinóquio! Um alerta evidente para ninguém se deixar levar por essas falsas verdades!
Mas pode ser que até lá a maioria veja que a CIM, SIM! E pronto assim vai a vida nesta cidade tão belamente "entalada" entre o rio e o mar!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Feliz 2009!

Eu sei que este post deveria ter aparecido por estes lados no dia 1 mas como não tive tempo aqui vai!
A todos os que passam por aqui e para aqueles que não passam desejo um excelente 2009! Segundo dizem a crise vai andar de braços dados com o mundo mas e que tal só para variar começarmos o ano com algum positivismo e com vontade (como diz o outro) de fazer algo de útil pela sociedade! ??????? Vamos começar o ano a rir e não a lamentarmo-nos....vamos começar este ano a pensar naquilo que podemos fazer para tornar a nossa vida melhor! Sejamos conscientes e inteligentes nos nossos investimentos e sobretudo vamos procurar ser dinâmicos e activos porque afinal ficar parado é o mesmo que ficar entre quatro tábuas!!!!!

Para todos feliz 2009!