quinta-feira, 27 de novembro de 2008

A eterna descoberta do eu...

Depois desta minha pausa à lá Manuela F. Leite (ainda fiquei uns dias caladinha ah?) cá estou eu para mostrar a minha revolta em curtas e duras palavras! Descobri eu (se bem que já andava desconfiada) que a capacidade que o ser humano tem de pressionar pode ser realmente cruel!!!! Esta facilidade de julgar, de questionar, de esquematizar o que é certo ou não, o que é esperado ou desajustado irrita-me profundamente! É terrivel sentirmos sobre nós a mira e o olhar reprovador por simplesmente sabermos por onde queremos ir! Como já sou crescidinha acho que não devo satisfações a ninguém.....sei muito bem por onde quero ir, sei muito bem qual é a minha escala de valores e não admito que questionem as minhas posições só porque supostamente fiz a escolha errada! Eu sei que às vezes até sou complicadinha mas quase sempre acho que me relaciono de maneira aberta e clara com as pessoas que me rodeiam! Gosto de ser prática e objectiva e realmente esperar que nasçam rosas num canteiro de margaridas não me parece nada inteligente!!!! Devo fidelidade a mim mesma e podem ter certeza que trair-me não passa pelos meus planos! Gosto e sempre olhei com bons olhos o facto de me movimentar em grupos nada restritos e nada singulares.....adoro o plural e adoro ter várias opções como se a minha vida mais não fosse do que estrada com vários cruzamentos! Quando não escolho o caminho A não significa que não goste dele ou que o ache tortuoso...simplesmente não me apetece ir por ele agora!!!! Sigo então pelo caminho B.....
O comum mortal não pense que eu escrevi isto depois de fumar qualquer coisita...nada disso!!! Apenas coloquei em palavras (de mim para mim) e desfiz o pequeno e apertado nó que tinha na garganta....muito melhor do que resolver a raiva a dar com a cabeça na parede, a partir pratos ou aos gritos....loool! Já estou melhor e por isso peço desculpa a quem leu e neste momento está a pensar : pronto....agora é que ela ficou doida de vez!!!!!!!

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Comunidade Intermunicipal Minho-Lima

No seguimento dos outros dois posts sobre esta temática deixo aqui o link para a petição que já esta a circular sobre o seguinte mote: Movimento pelo SIM, É NATURAL (Criada por Aristides Martins de Sousa). Quem acredita que a CIML pode contribuir para o desenvolvimento local e regional pode deixar a sua assinatura através deste link :
Um gesto natural para quem acredita no SIM!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O semáforo maluco e o homem que queria ser polícia sinaleiro

Fui mais uma vez ao IEFP para uma reunião sobre o curso de formação......Ora, acabada a dita reunião entro no carro e lá enfrento mais uma vez um semáforo vermelho (nunca tive sorte com os semáforos)! Até aqui tudo bem....o normal.....tava um carro à minha frente e muitos a atras.....a dita bicha!!!!! O pior de tudo é que o dito sinal verde nunca mais vinha...passou 1 minutos, 2, 3, 4, 5,.....e comecei a pensar: ou eu tou a ficar daltónima ou esta coisa é um hino ao benfica ou então...avariou!!!!!!! A terceira opção viria ser a que estava mais certa...mas como é óbvio nestas situações e tendo em conta que atravessar aquela estrada sem semáforo é praticamente suicídio ficou tudo com cara de parvo a olhar para o vermelho e à espera de um milagre......eu falo por mim.....já tava a chamar nomes feios ao raio do semáforo!!!! Quando de repente sai o condutor do carro que estava mesmo atrás e começa a dizer eu tom de entusiasmo"...tá avriado pessoal! tá avariado!!!! Eu achei aquilo um bocadinho demais mas nisto o homem instala-se (literalmente no meio da estrada) e começa a fazer sinais para o carro da frente avançar....eu pensei: pronto, não foi só o semáfroro que avariou!!!! Aquilo eram só carros a apitar para o dito maluco que tava no meio da estrada (logo a seguir à curva) de braços no ar e a fazer sinais para todos os lados....o caus....eram carros a apitar, outros a desviar-se do homem.....o degredo! O carro da frente lá passou e eu abri o vidro e disse ao senhor que o melhor era não ficar no meio da estrada porque era perigoso mas ele nada...só me disse "ande menina passe agora......vamos lá vamos lá....tá tudo controlado!!!" Aquilo era a alegria em formato de gente...tenho para mim que o sonho do senhor era ser sinaleiro e que aquilo era o grande momento da vida dele! Depois de passar ainda olhei pelo retrovisor e lá estava o desgraçado no meio da estrada de braços a dar a dar...até onde vi ninguém o levou na frente mas devia ter sido por uma unha negra!!!!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Laranja amarga....

Por acaso hoje comi uma laranja que não era nada nada doce....vai daí pensei: até estas laranjas andam a ressacar depois das últimas declarações da laranjinha mor.....a Ferreirinha! Sempre apostei nela para líder do PSD e ao final de todo este tempo é com enorme frustração que vejo que definitivamente mais depressa um porco vira poliglota do que a Manuela F. Leite uma líder à altura do PSD! A senhora tem imensas qualidades mas como líder a estratégia do "entro muda e saio calada" só lhe está a trazer amargos de boca! Onde estão as estratégias políticas? Será que ela pensa que assim vai arrrecadar votos? Afinal quais são objectivamente as suas críticas face à actual política? E as possíveis soluções? Todas estas perguntas ficam sem resposta pois entre um silêncio e entre as palavras que vai proferindo as respostas não chegam! Mas se uma líder caladinha pode incomodar muita gente....uma lider a dizer autênticos disparates pode incimodar muitos mais! A questão é: será que a dita senhora chega até ao Natal???? é que actualmente o PSD é, como diriam os Xutos, um grande "circo de feras" que espreitam por entre a folhagem para na altura certa atacarem....! Com toda a certeza que todos aqueles que nunca viram em Manuela F. Leite uma líder de peso estão neste momento a dar pulos de alegria ....e a pensar nem é preciso fazrmos nada a senhora abre a cova, mete-se lá dentro e faz o seu próprio "enterro"! Um PSD que se encontra fragmentado não ficará unido em torno desta figura séria, rígida, pouco comunicativa e com um humor tão peculiar e tão peculiar e ninguém lhe percebe a piada!!!!! Uma coisa é certa esta laranja que de doce tem muito pouco começa a ganhar em cada gomo um travo cada vez mais amargo e cada vez se a tão almejada credibilidade fica ou fundo do túnel!......Mas nunca é tarde para mudar e para escolher um novo rumo!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Mais sobre mim

Enviaram-me um inquérito para o mail....vou responder aqui!!!! é sobre as minhas preferências!

Perfume: Dolce Gabbana, Light Blue
Cor: azul
Comida: Bacalhau com natas......lasanha....peixe grelhado na brasa...etc
Bebida: água
Filme: As Horas/ O Fabuloso Destino de Amélie Poulain/ Páginas de Liberdade
Actor: Ruy de Carvalho, Diogo Infante, Nuno Lopes...
Actriz: Eunice Muñoz, Maria José Pascoal, Manuela Couto...
Música: Muitas....hummmmm não consigo escolher

Livro: Muitos....vou dizer o último que li : O Outro Pé da Sereia (Mia Couto)
Escritor/a: José Saramago; Salman Rushdie; Isabel Allende, Mia Couto, Paulina Chizianne....entre outros
Clube: FCP
Flor: orquídea (branca) e rosas
Uma mania: andar descalça e andar sempre a mexer no cabelo....
Um sonho: huuuuum ser feliz
Um medo: perder as pessoas que amo...
Uma tentação: Morangos com natas...ou chantilly (mas prefiro natas!!!!!!)
Gosto de: cantar durante o duche....
Não gosto de: acordar com muita luz....nem com pessoas a falar alto....
Fico arrepiada quando: me falam ao ouvido bem baixinho...a sussurrar
Fico irritada quando: não me levam a a sério
Fico triste quando: vejo injustiças
Fico feliz quando: estou rodeada pelas pessoas que amo...
Fico zangada quando: me dizem uma mentira
Noite ou dia: dia
Doce ou salgado: doce
Quente ou frio: frio....mas com possibilidade de aquecer
Uma noite bem dormida ou uma noite mal dormida: Uma noite bem dormida depois de uma noite mal dormida!
Casa ou apartamento: as duas coisas (se fosse possivel)
Loiros ou morenos: sem dúvida... morenos
Altos ou baixos: altos....para baixa já chego eu....
Uma qualidade que admiro nos outros: a autenticidade....gosto de pessoas genuínas
Um defeito que reprovo: a falta de honestidade
Um homem perfeito tem que ter: homem perfeito?????? mas isso existe????? se alguém souber onde dá para encontrar um digam qualquer coisinha!!!!!
Sou viciada em: hummmm acessórios em prata (brincos, colares, pulseiras etc) e lingerie...
A minha melhor qualidade é: ser positiva e persistente
O meu maior defeito é: ser idealista e ser muito perfeccionista

Leve mais leve não há

Um fim-de-semana bem passado faz milagres...essa é que é a verdade! Boa companhia, boa música, boas vistas (sobretudo do lado esquerdo do palco não é meninas?????)....e pronto tudo fica com outras cores! Um Sábado e um Domingo cheio de momentos bons!
O Reininho está aprovado: boa voz, boas piadas e uma panca que não lembra a ninguémlooool.!!!! A banda da GNR também ajudou à festa e claro que deu um toque muito especial ao espectáculo....sobretudo a ala esquerda (ups...acho que me estou a repetir porque será????) Pronto eu confesso....com aquele não me importava de ser multada..etc!!!!
Mas do que eu mais gosto é que com aquelas minhas duas "marias" depois da festa vem a bebedeira de.....palavras! Sim, aquilo é que foi falar, falar, falar, falar, falar, falar, falar....até cair literalmente para o lado! Mas faz sempre bem falar...lava a alma e então depois desta conversa acho que a minha foi lavada com lixívia e esfregão de aço (esta imagem não me parece nada bonita)! Aliás, foi uma espécie de esfoliação! Definitivamente fez-me bem e senti que me libertei dos meus medos, dos meus fantasmas e das minhas paranóias!!!! Fiquei mais leve e só por isso já valeu a pena!
Não vou agradecer a vossa amizade porque acho que essas coisas não se agradecem...apenas prometo que vou sempre retribuir na mesma moeda! Acho que vocês sabem que são muito mas mesmo muito especiais para mim! E relativamente ao nosso pequeno grande problema (que teima em não desaparecer) só vos tenho a dizer... o santo que nos tratar do assunto devia ter direito a uma estátua!!!!!!!loooool

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Alguns momentos


Pois é, hoje não estou com muita vontade de escrever por isso aqui ficam algumas fotos onde aparecem pessoas muito importantes para mim!
Com cada uma delas vive momentos muito bons e com todas aprendi o valor de uma amizade! Aqui ficam as ditas imagens porque recordar é viver!!!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

O Dia Mundial dos Cromos

Sim hoje só pode ter sido o dia Mundial dos Cromos!!!!! Eu pelo menos cruzei-me ALGUNS....mas cromos daqueles mesmo cromos...daqueles raros de encontrar para a colecção! Primeiro foi o brasileiro das fotocópias que começou a meter conversa.....e eu ali a olhar para ele e a pensar "e se fosses dançar samba para a tua terrinha ahhhh?????"
Depois saio porta fora ainda com a cabeça em água por causa das investidas patéticas do dito cromo e esbarro contra o poeta mais famoso cá da zona... o homem como sempre de tão doido continuou o seu caminho sem sequer pedir desculpa nem nada.....e eu fiquei literalmente tipo pega monstro contra a parede!!!!! Lá segui o meu caminho e acabo por encontrar mais 1 cromo.... um que tem a mania que é fotógrafo...coitado...lá começou ele a falar na seu espólio...blá, blá, blá..mas no fundo bem lá no fundo.....mas lá no fundo do fundo....ele até diz algumas coisitas com relativo interesse!!!!!!! Depois fui até à biblioteca e fico meia hora sim meia hora de um lado para o outro com um dos funcionários só porque o menino não sabia onde parava o livro que eu tinha pedido para reservar.....lá encontrou e fui sentar-me num lugar discreto e sossegado.....eu disse sossegado?????? Pois, era sossegado até aparecerem duas jet7 com a mania que são finas (e que eu conheço de outros carnavais) e que começam a falar baixinho mas aquele baixinho que incomódoa a quem está a ler quanto mais não seja porque eu percebia tudo o que elas diziam!!!!!! Não vou entrar em detalhes mas o conteúdo da conversa das damas ia desde posições sexuais até à última vez em que uma delas resolveu enfeitar a cabeça do namorado!!!!!! La saio da biblioteca e dou de caras novamente com o dito poeta (ele anda sempre com aquela barbicha de bôde...fica tão ridículo)...olha para mim e resolve dizer olá: "olha a garota do Cer...." (ele tem a mania muito triste de me chamar garota)....ainda estava eu a acabar um simples "boa tarde" quando ele olha para mim com um ar muito sério e diz.... "sabes garota...quando passares por mim na rua diz-me: o senhor não é humano é um ET".......eu olhei para ele e como já sei que os neurónios daquele Ser andam sempre em festa rija......disse "ahhhhhh.....deixe estar não me esqueço....."! Depois pensei....era mesmo isso que lhe devia ter dito quando veio contra mim e me deixou coladinha à parede!!!! Para a próxima não perco a oportunidade!!!!! Conclusão: cuidado eles andam à solta!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

.....!

Um dia li um livro que começava assim "no dia seguinte ninguém morreu" (Intermitências da Morte - José Saramago)! Hoje podia ter sido um dia assim onde a morte fizesse greve e não impusesse a sua vontade a ninguém! Mas não foi....porque hoje é um dia igual a tantos outros, porque hoje também a vida caminhou para a sua foz e, também hoje as certezas do final anunciado teimaram em se fazer cumprir! Escrever sobre a morte pode não ajudar a aceitá-la mas então o que ajuda? Talvez relativizá-la....talvez ignorá-la...Não sei! O certo é que a morte é tão vulgar, tão comum e tão presente que vive e convive diariamente por entre nós! Todos temos essa espada sobre as nossas cabeças desde o 1º minuto de vida...essa é a verdade à qual ninguém pode fugir! Mas lidar com ela é tão difícil.....parece que nenhuma palavra serve, nenhum gesto resulta, nada fica bem em nós! Mas a morte segue sempre pelo seu caminho, faz a sua escolha sem olhar para trás, dirige-se em passos lentos ou repentinos e de várias formas cumpre a sua vontade...e...desejar que isso não aconteça é tão primário e infantil! Mas no fundo todos nos sentimos como crianças indefesas perante a morte, meio perdidas e despidas de qualquer força ou vontade de compreender e responder aos porquês que teimam em surgir! Só o tempo ajuda e só o tempo transforma a dor em saudade! Muito mais importante do que percebê-la ou procurar entender a sua escolha é olhar para ela sem falsas ideias e sem medos pois a morte existe para nos lembrar que a vida não é eterna nem para nós nem para os que nos rodeiam! Nascemos, morremos e talvez seja poético dizer que voltamos a nascer como se a vida mais não fosse do que um cíclo...porque muitas vezes esse pode ser um bálsamo para a sensação fria que a morte deixa. Tudo começa e acaba da mesma maneira e talvez por isso a frase que encerra o livro de que vos falei também seja "no dia seguinte ninguém morreu"!
(este texto é dedicado ao Ricardo)

Sopram ventos de mudança?

O Mundo parou e parado ficou até à divulgação dos resultados das eleições desse país onde como já muitos disseram "tudo é possível". O eterno sonho americano renasceu, rejuvenesceu e ganhou força por estes dias em que o rosto e o sorriso fácil do novo presidente americano conquistou até os mais pessimistas. E assim se vive por estes dias e assim se vai vivendo neste tempo em que tudo nos parece carecer de uma mudança!!!! Mas a teia da mudança não se faz de um só fio de seda...! A ideia de que um homem pode mudar o mundo é tão falível, tão frágil, tão pouco verdadeira aos olhos cueis da verdade!
Por momentos (no dia 5) enquanto olhava para a televisão e via a alegria na caras das pessoas que embarcaram na "obamamania" quase que podia imaginar que de uma realidade paralela se tratava, onde o desejo de sonhar e a vontade de guardar secretas esperanças fosse maior do que tudo e maior do que o próprio mundo! No meio de tudo isto dou por mim quase que comovida (o que acontece muito raramente) a ver uma reportagem sobre os milhares de pessoas no Quénia que se reuniram para festejar a victória de Obama!
As palavras, mudança e esperança andavam de boca em boca, andavam nos olhos e refelectiam mais do que um desejo.....eram quase que uma súplica! Para mim a capacidade de sonhar, de acreditar, de crer que tudo um dia pode ser diferente pode ser das coisas mais bonitas mas ao mesmo tempo das mais tristes!
Essas ondas de incentivo à mudança formadas delicadamente pelos ventos da esperança podem ser um ponto de partida.....mas até onde? Até quando? Todos sabemos que os sonhos são frágeis e que basta um segundo para acordar! O que o Mundo precisa entender é que as tão esperadas mudanças não estão ao virar da esquina e que nem sempre a vontade de UM é a vontade de TODOS!

De qualquer forma esta eleições pela enorme participação e pelo seu desfecho foram para o mundo um hino à democracia e à liberdade de escolha! Agora, depois da escolha feita depois da festa...é hora de arrumar a casa, de subir as mangas e colocar a mão na "massa" (literalmente)! E o Mundo espera, contempla, aguarda e deseja que Obama e o seu projecto de mudança arranque e faça eco pelo mundo....enfim, o mundo espera que este seja o 1º dia do resto da sua vida!

Sem tempo

É engraçada a forma como o tempo nos escapa por entre os dedos....como se fosse areia fina! Esse é o meu drama actualmente.....mas porquê um dia com 24h????? Já que se inventa tanta coisa podiam inventar uma forma de prolongar no tempo aquilo que designamos por "dia". No fundo o tempo passa tão rápido que não dá para nada! E depois neste mundo de certezas e de lutas por um lugar ao sol acabamos sempre por retirar tempo aos amigos e à família para dedicarmos mais umas horinhas ao tão valioso tempo de trabalho! Este último mês foi de gritos porque a novidade da formação veio trocar-me as voltas (aliás deu quase nó cego)! Acho que esta fase inicial e o pouco tempo que tive para preparar as sessões foi realmente o motor para a minha permanente falta de tempo! Ai, ai.....mas tudo leva o seu tempo e por isso acho que a pior fase já passou! Como se a falta de tempo não fosse por si só uma verdadeira chatice o pior de tudo é que fico com um humor de cão.....ai jesus.....fujam!!!!!!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A pedido de muitos....

Nos últimos tempos a pergunta que me fazem com mais frequência é: "e que tal a formação?".....
é sinal que tenho muitos amigos que gostam de mim e preocupam-se comigo!
Este post é dedicado a todos os que ainda não perguntaram, a todos os que já o fizeram mais do que uma vez e a todos os que estão a pensar: "tenho que perguntar à sandra como está a correr a formação...". Ora, para esses em especial aqui vai a minha resposta...lool

Está tudo a correr lindamente...a turma é óptima, os formandos são muito atentos e muito participativos o que facilita a dinâmica da aula! Comecei por dar um módulo ligado ao desenvolvimento e evolução dos conceitos de família, escola e trabalho e está a ser realmente muito interessante tanto para mim como para eles. Tenho apostado em sessões dinâmicas e onde eles possam mostrar as suas opiniões e explorar as várias formas de interiorização da matéria. Entretanto já comecei a preparar o outro módulo que irá começar em Dezembro e tem como tema as Organizações de Apoio à Comunidade....
E pronto assim vai a minha vida de formadora.

A todos os que perguntaram, a todos os que iam perguntar e a todos os que não perguntaram mas queriam muito saber...looool muitos e muitos bjs

As palavras dos outros na minha boca!

Li agora um comentário de uma amiga a propósito de um outro post deste blog e achei curioso ela fazer referência ao facto de as frases feitas serem realmente verdadeiras pérolas! Confesso que durante algum tempo fui daquelas que dizia: "detesto frases feitas" ou "isso é tão cliché". Até que parei para pensar no assunto e acabei por chegar à conclusão que a única coisa que eu tinha contra as frases feitas era apenas e só o facto de não ter sido eu a pensá-las, a escrevê-las e a revelá-las para o mundo! Sim é isso mesmo, quem diz que não gosta das frases feitas apenas o diz porque no fundo lá no fundo concorda tanto com elas que gostava que fossem suas! Mas a vida é mesmo assim, estamos carcomidos por pequenas imperfeições que nos minam e nos tornam nestes seres tão pequenos ao pé de outros que com a sua inteligência e usando as palavras certas nos dizem tantas verdades! Agora, também é preciso saber fazer uma triagem pois existem várias frases feitas que mais parecem saídas de um folhetim do Tozé Martinho ou de uma qualquer novela mexicana! Para mim só algumas podem ser dignas de andar de boca em boca pois, só algumas têm a essência necessária para serem eternas e imortais! No fundo as frases feitas são como as ostras, ou seja, se as "abrirmos" não encontramos uma pérola em todas!

Aqui ficam algumas frases de três homens que sem dúvida nos deixaram verdadeiras pérolas:

"O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação."
Oscar Wilde
"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal.
Oscar Wilde
"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.
Oscar Wilde


"O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela."
Fernando Pessoa
Todos temos por onde sermos desprezíveis. Cada um de nós traz consigo um crime feito ou o crime que a alma lhe pede para fazer.
Fernando Pessoa


"As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.
Carlos Drummond de Andrade
O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza.
Carlos Drummond de Andrade
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata....
Carlos Drummond de Andrade
Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado.
Carlos Drummond de Andrade