sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Referendo (mais uma volta mais uma viagem)

Como não poderia deixar de ser a elaboração da pergunta de um referendo é sempre um momento de grande importância para todo este processo! Ora, depois de muito ponderação (digo eu) a Assembleia Municipal lá conseguiu chegar a acordo e definir a seguinte pergunta para o referendo de Viana do Castelo sobre a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima:


“Concorda que o Município de Viana do Castelo integre a Comunidade Intermunicipal Minho Lima a constituir pelos municípios da respectiva NUT III – Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira – no quadro da lei nº 45/2008?”.


Não, eu não me enganei ou acrescentei conteúdo à pergunta...a questão aprovada em Assembleia Municipal para este referendo foi mesmo está! Pois, com isto fica provado que quem pensava que uma pergunta de um referendo deveria ser clara, objectiva e directa...está redondamente enganado...ou então não!!!!! O certo é que a reformulação da pergunta é uma certeza uma vez que esta foi chumbada pelo Tribunal Constitucional!


E nos entretantos, e no meio dos disse não disse lá vão aparecendo umas alminhas que tentam acalmar os ânimos e mostrar que o importante são os reais interesses desta "princesa do Lima" que nos últimos tempos está mais para "Bela Adormecida"! Resultado: precisa-se de um "príncipe" com urgência...
Resta-me só dizer (por agora) que do muito que já ouvi e li gostaria de deixar aqui duas opiniões que se limitam a ver a realidade ser panos quentes os fantasias "da velha senhora". Começo pela opinião de Aristides Sousa (deputado pelo CDS-PP) que afirmou o seguinte: "com ou sem referendo o concelho não pode perder o comboio do desenvolvimento", e deixo também as palavras de Paulo Vilaverde (deputado pelo PSD) que quanto a mim resume de forma sublime o verdadeiro problema ao dizer que o concelho de Viana não pode "pagar as consequências dos desentendimentos dos autarcas do PS... ". Entre a clareza e o olhar sem máscaras perante a realidade deixo que estas duas pequenas frases falem mais do que 1000 palavras!

O mundo das pequenas coisas...

É engraçado como todos somos felizes ( por vezes sem sabermos disso) com pequenas coisas.....às vezes uma palavra, um olhar, um gesto, um sorriso podem fazer toda a diferença! Hoje dei por mim a pensar nisso e a valorizar cada passo, cada minuto, cada conversa! No fundo perdemos demasiado tempo a idealizar, a sonhar, a fazer planos num plano paralelo ao nosso tempo! Viver o presento ou viver o momento às vezes parecem coisas tão dificeis! Deixamos o tempo passar e levar tantas coisas que não valorizamos como deveriamos! Hoje valorizei mas pergunto-me se foi só hoje...pergunto-me se às vezes não ando demasiadamente ocupada com o que não foi, o que poderia ter sido e com o que vai ser!!!!! Esse sim é o verdadeiro drama....o triste fim do presente, do hoje e do agora que ficam perdidos entre os sonhos e os planos do dia de amanhã! Este pode ser um exercício difícil e engrato mas cada vez mais acredito que é o truque para estar mais próxima da felicidade ou pelo menos da paz de espírito! Hoje tive sorrisos, palavras, gestos, imagens que me permitem afirmar que foi um dia feliz....porque felicidade nem sempre é aquilo que projectamos, pode também ser aquilo que temos!!!!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

O prazer de ler....(parte II)

O poema que se segue é de um grande homem com a força e a vontade de ver sempre mais além....pela forma com que brinca com a imaginação e pelo surrealismo sempre presente nas suas palavras...vale a pena ler Alexandre O`Neill

Há palavras que nos beijam


Há palavras que nos beijam
Como se tivessem boca.
Palavras de amor, de esperança,
De imenso amor, de esperança louca.

Palavras nuas que beijas
Quando a noite perde o rosto;
Palavras que se recusam
Aos muros do teu desgosto.

De repente coloridas
Entre palavras sem cor,
Esperadas inesperadas
Como a poesia ou o amor.
O nome de quem se ama,
Letra a letra revelado,
No mármore distraído
No papel abandonado.

Palavras que nos transportam
Aonde a noite é mais forte,
Ao silêncio dos amantes
Abraçados contra a morte.


Alexandre O'Neill

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O prazer de ler....(parte I)

Pela força e pela sede de palavras, pelas construções de grande impacto, pelas eternas frases que soam a gritos de quem teimou sempre em não silênciar (Ary dos Santos). Vale a pena ler!

Poeta Castrado, Não!

Serei tudo o que disserem
por inveja ou negação:
cabeçudo dromedário
fogueira de exibição
teorema corolário
poema de mão em mão
lãzudo publicitário
malabarista cabrão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!

Os que entendem como eu
as linhas com que me escrevo
reconhecem o que é meu
em tudo quanto lhes devo:
ternura como já disse
sempre que faço um poema;
saudade que se partisse
me alagaria de pena;
e também uma alegria
uma coragem serena
em renegar a poesia
quando ela nos envenena.

Os que entendem como eu
a força que tem um verso
reconhecem o que é seu
quando lhes mostro o reverso:
Da fome já não se fala
é tão vulgar que nos cansa
mas que dizer de uma bala
num esqueleto de criança?

Do frio não reza a história
a morte é branda e letal
mas que dizer da memória
de uma bomba de napalm?

E o resto que pode ser
o poema dia a dia?
Um bisturi a crescer
um filho que vai nascer
parido por asfixia?!
Ah não me venham dizer
que é fonética a poesia!

Serei tudo o que disserem
por temor ou negação:
Demagogo mau profeta
falso médico ladrão
prostituta proxeneta
espoleta televisão.
Serei tudo o que disserem:
Poeta castrado não!


José Carlos Ary dos Santos



sábado, 25 de outubro de 2008

Orgulhosamente Sós?!! - Comunidade Intermunicipal



O novo regime jurídico das Associações de Município é tema de acesa discussão em Viana do Castelo e promete nos próximos tempos aquecer ainda mais! Uma das principais questões é perceber se esta nova leitura sobre as Associações de Municipios vem ou não servir de elo e de trampolim para um eventual reforço da unidade e coesão no distrito de Viana do Castelo. O referendo sobre este tema está a chegar e até ao final do ano os vianenses vão ter uma palavra a dizer. Palavra essa que se espera ponderada e sobretudo reveladora dos verdadeiros interesses deste município e também do distrito. No lado do "Não" vemos em grande força o actual presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Defensor Moura, que lidera um movimento assumidamente contra a integração de Viana na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima. A apresentação do dito movimento já decorreu e os argumentos do Defensor Moura vão de encontro à velha ideia de que Viana terá muito a perder com tal junção intermunicipal! Resumindo, enquanto a lei do associativismo municipal não preconizar que cada município terá um peso directamente proporcional à sua população na eleição dos órgãos dirigentes dessa comunidade e na tomada de decisões, a Câmara de Viana e sobretudo o Defensor Moura prometem fazer finca pé!

Isto parece-me muito grave e apesar de ainda ter dúvidas sobre alguns pontos desta legislação considero que este "NÃO" pode ser a médio e a longo-prazo um NÃO ao progresso, à modernização e ao desenvolvimento socioeconómico do municipio e de toda a região Minho-Lima. Viana não pode mais continuar a aderir e a levantar a bandeirinha do "orgulhosamente só"....não é hora de amuar e de ficar a um canto como uma criança mimada a quem se retirou um brinquedo! Por este andar qual será a próxima iniciativa do Defensor Moura? Ah já sei...vai mandar muralhar a cidade para nos defender dos supostos "inimigos"!????
Seria sem dúvida um erro estratégico grave o concelho isolar-se em si próprio não deixando espaço para um desenvolvimento que se quer cada vez mais conjugado no plural. Sou da opinião que Viana não pode dizer NÃO à Comunidade Intermunicipal pois assim corre o risco de ficar a ver navios (em sentido figurado porque em sentido literal já vê todos os dias...loool).


Quanto ao Defensor Moura uma pequena palavrinha : e que tal desta vez (só para variar) não se deixar levar por questão e "ódios" de estimação? Talvez não fosse má ideia ah?

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Parabéns!!!!!

Sabem quem faz hoje 50 anos???? Os simpáticos gnomos azuis que ainda povoam a imaginação de miúdos e graúdos!!! Eu ainda me lembro de não ir para a escola sem ver (enquanto tomava o pequeno almoço) estes bonequitos. Marcam sem dúvida a minha e muitas outras gerações! Por isso aqui ficam os meus parabéns e o link com a notícia do jornal Público que explica o sucesso dos "smurfs" ou se preferirem dos "Estrumpfes"

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Siza Vieira no seu melhor!




Não há bela sem senão....este ditado é muito antigo, muito sábio e aplica-se lindamente à nova Biblioteca de Viana do Castelo! Como se sabe tudo naquela biblioteca é da responsabilidade do polémico arquitecto Álvaro Siza Vieira. A sua presença está para além das linhas estruturantes do edifício pois, das cadeiras às mesas tudo tem o traço de Siza! Eu gosto, definitivamente das linhas do edifício e parece-me uma leitura muito feliz entre a beleza do património natural e a permanente evolução urbanística. Contudo, cada vez que vou lá trago comigo uma vontade enorme de pedir o livrito de reclamações ou então de escrever uma carta ao "Tio Siza" para lhe explicar umas quantas coisas!


Primeiro tive a triste surpresa de descobrir que o piso da biblioteca não permite que exista algo que é essencial num espaço deste...SILÊNCIO! Aquele toque toque dos sapatinhos tipicamente femininos deixa qualquer um com um ataque de nervos (sobretudo quando se está a ler ou a estudar) e mesmo para quem entra é terrível! Hoje por exemplo fui lá e levava saltos altos...ora, estou a entrar e já toda a gente sabe que chegou mais alguém.....incomoda mesmo! E depois para as mais conscientes só nos resta andar feitas bailarinas em bicos de pés.
Outro grande problema é a falta de indicação nas estantes sobre a temática dos livros. Não me parece assim tão difícil de fazer mas ainda devem estar à espera das ditas placas....enfim!
O pior mas mesmo o pior são as cadeiras do auditório! Todas em madeira...só madeira...mesmo só madeira! Sem estarem forradas...nada mesmo nada! Na segunda fui lá a uma conferência e fiquei 3horas sentada...escusado será de dizer que fiquei com o rabo mais do que quadrado!!!!


Mas, para quem ainda não visitou a biblioteca não se preocupem...se levarem nos pés uns ténis ou sapatos com sola de borracha e uma almofadinha para o caso de irem até ao auditório...aposto que vão gostar!!!!


Ai Siza Siza....ainda me doi aquele sítio!!!!!




Nomes...

Estou a desenvolver um trabalho em que necessito de consultar uma lista com as freguesias dos concelhos do distrito de Viana. Até aqui tudo bem e nada a assinalar! A questão é que os nomes de algumas freguesias já me levaram a mim e à minha colega de trabalho a dar algumas gargalhadas só de imaginar a história por detrás de tais nomes. Se achas que moras numa freguesia com um nome estranho espera até ler isto:
Porreiras (Predes de Coura)
Cabana Longa (Arcos de Valdevez)
Agualonga (Paredes de Coura)
Rio Cabrão (Arcos de Valdevez)
Penso (Melgaço)
Cubalhão (Melgaço)
Podame (Monção)
Barbeita (Monção)
Boalhosa (Boalhosa)
Bico (Paredes de Coura)
Cossourado (Paredes de Coura)
Queijada (Ponte de Lima)
Cornes (V. N. de Cerveira)
Mentrestido (V. N. de Cerveira)
Barrocas e Taias (Monção)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Tenho dias...

Nem sempre sou como queria ser!!!! Isso é frustrante, é terrível, é definitivamente das piores sensações que se pode ter! Detesto mas detesto sentir-me assim! Até pode ser normal, até pode ser comum ao mais vulgar dos mortais mas não gosto...pronto não gosto! Definitivamente tenho que meter na cabeça que também tenho as minhas fragilidades e que ter momentos de fraqueza é nada mais nada menos do que normal!
Tenho pena mas hoje foi um dia assim...fiquei meio perdida, meio sem saber para que lado ir e, sobretudo, fiquei a pensar que é incrível como as coisas mudam de um momento para o outro! Sem dúvida que vivemos num país onde tudo se faz às pressas e sem respeitar as pessoas! Mas, como na vida aprendi a adaptar-me vou fazer aquilo que sempre faço nestas situações! Não vou deixar esta sensação apodera-se de mim...respiro fundo, levanto a cabeça, olho em frente e tento ver o lado positivo da situação! Depois, sorrio e penso de mim para mim: "vá lá miúda tu consegues"! Normalmente resulta sempre por isso desta vez não vai ser excepção! De qualquer forma o bom da vida são os obstáculos, as rasteiras, as barreiras e as pequenas pedras que vão aparecendo no caminho! Eu aproveito tudo os bons e os maus momentos e acredito cada vez mais que o que não me mata só serve para me fortalecer!!!!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Para quem não leu...

Sempre gostei de ler o jornal Público e às sextas-feiras não dispenso dar uma vista de olhos pelo "Inimigo Público"...esta sexta adorei ler um pequeno texto sobre o OE2009 intitulado "O Orçamento de Estado - Toda a Verdade"! Para quem não leu aqui fica um pequeno excerto...
"Orçamento de Estado Trocado em Miúdos
  • Crescimento do PIB nulo. A economia vai entrar em recessão e, por fim, será tomada pelos espanhóis;
  • Aquisição de veículos movidos a energias renováveis dedutíveis no IRS para estimular o uso das carroças e dos skates;
  • Isenção de IVA na transmissão de bens a pessoas carenciadas, como Vale e Azevedo ou empresários que vão de helicóptero para a praia e declaram ordenado mínimo;
  • Défice de 2,2% do PIB, ou seja, o valor que o Quaresma traz ao pescoço orelhas e dedos. (...)"

A brincar a brincar ...looool

As faces da crise

Como é possivel não pensar nela, não falar nela, não ouvir o seu nome, não ler ou ver espalhado em tudo que é jornal diário????? De que falo??? É fácil...falo do tema que domínina a actualidade mundial...com 5 letrinhas apenas se escreve a palavra: CRISE!

Ainda ontem ouvia na sic um comentador dizer que esta crise é uma espécie de vulcão que esteve sempre ao nosso lado, mas só reparamos efectivamente nele quando entrou em erupção!!!!!! Ai sim?? Bem, acredito que para os mais distraídos ou aliados da realidade assim seja mas, para quem tem estado atento aos constantes "abalos sísmicos", sobretudo numa economia frágil como a nossa, a dita crise não é novidade nenhuma! Novidade podem ser as proporções que esta pode tomar mas isso acredito que só os especialistas no assunto podem ter a real noção (e mesmo assim!!!!).

O tão falado efeito dominó encontra-se cada vez mais materializado aos olhos de todos e fácilmente percebemos que escapar a ele é impossível! Ontem deixem-me dizer que a sic apresentou sobre este tema uma excelente reportagem onde eram explicadas de forma clara e objectiva as causas, os intervenientes e as principais consequências da actual crise financeira! Mas, não posso deixar de apontar o dedo à parte final deste trabalho jornalístico. Não vou reproduzir aqui as últimas frases da peça mas posso dizer que o jornalista acabou por deixar duas questões no ar sobre as quais dizia, com um ar grave e demasiadamente dramático, que o melhor era nem tentarmos encontrar essas respostas!!!! Isto sim parece-me um exagero...! Explicar sim, informar sim, dramatizar .....não! Até porque não é com estas perguntas suspensas que se passa confiança, ou se devolve para o lado de lá do ecrã algum optimismo. Não quero com isto dizer que esse seja o trabalho dos media (muito longe disso) mas todos sabemos que o que ouvimos e lemos rápidamente serve para formarmos as nossas opiniões e nos posicionarmos face a um assunto. O que é definitivamente necessário é tranquilizar (dentro do possível) e, porque não acabar a dita peça mostrando que no mercado económico os níveis de confiança podem ser estabilizados e a definição de políticas e soluções comuns podem ser a chave para inverter a marcha! Mas não isso não teria tanto impacto!!!! E esta linha muito ténue e frágil entre a informação objectiva e o circo mediático quando é quebrada pode produzir efeitos muito pouco desejados!!! Também não falo de um optimismo desmedido e patético que algumas alminhas deste mundo enfiadas em gravatas de seda andam a pregar...mas falo de um optimismo moderado e equilibrado que fará com que os mercados não percam a confiança ou pelo menos que a recuperem! Até porque a economia mundial sempre foi e sempre será uma verdadeira montanha russa....acho que não preciso de dizer o que vem a seguir a uma descida vertiginosa, pois não????? E assim sucessivamente! Mas tudo isto leva o seu tempo e entre o que foi, o que é e o que pode ser só nós resta acreditar que "não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe"!

Bonsais


Ando fascinada por bonsais...adoro, adoro, adoro!!! Tenho um que faz hoje 3 anos...ainda é uma criança mas tenho esperança que chegue a adulto! É uma oliveira de apenas 17 cm....que ainda está num vaso de 13cm de profundidade! Daqui a uma ano irá ser transplantada para um típico vaso de bonsai em que a profundidade não será superior aos 8 cm....esperemos que sobreviva à mudança.....!
O meu problema com este bonsai prende-se com o facto de estar a ser difícil conseguir que fique bem redondinho na zona da copa porque tem sempre tendência para ficar inclinado para a direita (era pior se fosse para a esquerda!!LOL). Tirando esse pequeno detalhe tem mantido sempre o mesmo tamanho e cada vez tem mais folhinhas o que é bom sinal....estou para ver quando vou ter azeitonas em miniatura...:)

Para quem não sabe, cuidar de um bonsai é uma prática diária que sobretude exige dedicar alguma atenção ao nível da humidade da terra e da temperatura ambiente. No caso das oliveiras pelo facto de se tratar de uma árvore extremamente resistente torna-se ideal para sobreviver a Invernos rigorosos!

Ficam aqui algumas curiosidades sobre bonsais:


  • a palavra bonsai significa "árvore em bandeja";

  • é uma arte milenar desenvolvida na China e no Japão;

  • todos os tipos de árvores são potenciais bonsais;

  • o bonsai mais antigo do mundo tem cerca de 450 anos;

  • alguns bonsais são verdadeiras peças de luxo podendo ter um valor de mercado próximo de uma carro topo de gama;

Virgens do mundo alegrem-se...ou não!

Para todos os virgens deste mundo aqui ficam algumas linhas que prometem servir de consolo...ou não! Para quê desejar noites agitadas e luxuriosas se podemos chegar até aos 105 anos em plena forma física.....? Esta é a questão????

Clara Meadmore é um nome muito noticiado em vários jornais e promete continuar a dar que falar pois, a simpática velhinha escocesa de 105 anos, orgulha-se de revelar o segredo para a sua longevidade!!!!! E esse segredo é nada mais nada menos do que:"nunca ter tido televisão e manter-se virgem"!
É já apelidada como a virgem mais velha do mundo e ao revelar a sua história de vida fez questão de deixar bem claro que andou "sempre ocupada com outras coisas para sequer pensar em sexo", algo que segundo a centenária "só viria atrapalhar" a sua vida.

Para os todos aqueles que estavam convencidos de que a televisão era o elemento chave para as noites bem passadas de um solteiro convicto ou dos casais com pouca "actividade"...pois enganaram-se redondamente!!!!! Logo, cai por terra aquela teoria que diz que ter muitos filhos é sinónimo de não ver muita televisão.....! A televisão e a actividade sexual aparecem nas palavras desta senhora como duas actividades muito pouco interessantes e até nocivas à saúde!!!!! Para ela a loucura total resume-se a umas horas dedicadas à jardinagem, à leitura, à culinária e até a um bom programa de rádio.

Resumindo e concluindo...eu sempre ouvi dizer que a antiguidade é um posto e que velhice é sinónimo de sabedoria...mas depois de ler esta notícia acho que vou reconsiderar a minha opinião sobre estas duas velhas certezas populares! Até porque fiquei a pensar....... se o preço para chegar aos 105 em plena forma fisica for este...não sei se estou disposta a pagá-lo....looool!!!!!!

Uma diz mata outra diz esfola....

Eu jurei que não ia escrever nada sobre o telefonema que marcou a minha manhã mas como diria Carlos Drumond de Andrade" A minha vontade é forte, mas a disposição de obedecer-lhe é fraca!" e por isso...e só por isso cá vai!!!!!

Juro que às vezes não me percebo....eu disse às vezes????? Em vez de me preocupar com coisas úteis e realmente importantes na minha vida ando com a cabeças às voltas por causa de um assunto mais batido e mais velho do que a própria Sé de Braga! A mim mais me parece que o que eu quero é lenha para me queimar...e para ajudar à festa arranjei duas valentes amigas que mais parecem saídas de um filme do Wood Allen! Não já sei o que elas parecem....São nada mais nada menos do que as minhas Sininhos....ou se preferirem os meus Grilos Falantes...loool ou direi grilas (isto não me parece muito bem)!
Eu ainda estou para perceber que raio de filmes elas andam a ver mas aquilo vai mal...ai se vai...é que se uma diz mata a outra diz esfola!!!! Mas é tão giro ver a forma com que elas se debatem pelas suas ideias...às vezes até eu já acredito que elas devem ter razão...lol mas é só por breves segundos...JURO! É cómica a convicção que elas demonstram ter...é que elas acreditam mesmo!!!! Acho isso fantástico!

Mas minhas caras nem sempre a vida é aquilo que queremos fazer dela e pelo que me lembro nem sempre o grilo falante (do alto da sua sabedoria) e a Sininho (do alto da sua convicção) tinham a solução certa!!!!!
Mas, também o que importa nisto tudo é que a cada investida vossa para me fazerem (como vocês dizem) "ganhar juízo" fico mais convencida que melhores amigas não poderia ter.....vocês são mesmo mesmo lindas!!

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - Guimarães

Hoje ao abrir o meu mail li o seguinte texto:

"O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, organizado pela Câmara Municipal de Guimarães, que tem como título "Práticas de Inclusão" vai realizar-se nos dias 16 e 17 de Outubro no Auditório da Fraterna, em Guimarães. O encontro não acarreta qualquer custo, é gratuito. Caso esteja interessado(a), preencha a ficha de inscrição e remeta-a até ao dia 13 de Outubro para: Câmara Municipal de Guimarães – Gabinete da Rede Social Largo Cónego José Maria Gomes 4800-419 Guimarães ou Via E-mail: rede.social@cm-guimaraes.pt"

Não devo conseguir aparecer por lá (infelizmente) mas como me pareceu interessante aqui fica a dica!

O presentinho ou o senhor polícia!!!!!

E cá estou eu mais uma vez disposta a deixar nestas linhas mais uma das muitas situações que me revolta!!!!

Não é novidade que todos os dias nos aparecem à frente aquelas prendinhas na rua que quando pisadas ainda há quem diga que pode dar sorte.....SORTE....mas desde quando pisar mer.. pode ser sinónimo de que o dia vai correr bem!!!!!

Enfim, quem inventou esta associação (idiota) só pode ser algum dos muitos donos de cãezinhos que acham graça ao facto de deixarem espalhado pela via pública os pequenos e mal cheirosos presentinhos que os seus lindinhos vão fazendo!!!!! Sou a favor que se apliquem pesadas multas a estas pessoas porcas e muito mal formadas!!! Mas como vivemos num país de "brandos costumes" é mais fácil um porco aprender a falar chinês do que se cumprir as coimas em vigor para o efeito!!!!
Mas nunca é tarde para mudar por isso pode ser que daqui a uns tempos as coisas mudem afinal de contas pegar numa saquinha (que por acaso em alguns locais são disponibilizadas gratuitamente pelas autarquias) e apanhar o pequenito presente de cor acastanhada...não me parece assim tão complicado!!!!!!
E o que dizer desta notícia que saiu no jornal Público!!!!! Quando existe vontade tudo pode melhorar!!!!!

Uma Flor de Verde Pinho

Hoje passou-me pelos olhos este poema enquanto folheava um livro..."Uma Flor de Verde Pinho" de Manuel Alegre
Para quem não conhece este poema foi musicado por José Niza e maravilhosamente interpretado por Carlos do Carmo

"Eu podia chamar-te pátria minha
dar-te o mais lindo nome português
podia dar-te um nome de rainha
que este amor é de Pedro por Inês.
Mas não há forma não há verso não há leito
para este fogo amor para este rio.
Como dizer um coração fora do peito?
Meu amor transbordou. E eu sem navio.
Gostar de ti é um poema que não digo
que não há taça amor para este vinho
não há guitarra nem cantar de amigo
não há flor não há flor de verde pinho.
Não há barco nem trigo não há trevo
não há palavras para dizer esta canção.
Gostar de ti é um poema que não escrevo.
Que há um rio sem leito. E eu sem coração."

Quando tudo acontece...

Hoje tive um dia daqueles....parece que tudo aconteceu ao mesmo tempo!!!!! é estranho porque às vezes ficamos com a sensação de que o dia foi monótono ou que poderiamos até não ter saído da cama que a coisa seria a mesma...mas hoje não!!!!!
Tive uma entrevista de emprego para dar formação, tive que mover céus e terras para conseguir ter em mãos o meu CAP o mais rápido possível, tive uma reunião de trabalho daqueles que correm tão bem e tão bem que acabamos por trazer trabalho para casa e como se tudo isto não fosse suficiente no final do dia recebo mais um proposta de emprego que só saberei mais detalhes na próxima quarta. Chego a casa e lembro-me que tenho que fazer uma carta de rescisão para deixar o meu part-time aos fins-de-semana e dou em doida com mais um dos ataques de estupidez do meu vizinho!!!! Só espero uma coisa que o dia de amanhã tenha um ritmo menos acelerado do que o de hoje!!!!! Ai, ai....

Um vizinho herói...


Ainda no seguimento do post sobre as barreiras arquitéctónicas deixem-me aqui prestar homenagem a uma pessoa que admiro imenso pela coragem e pela determinação! O nome José Lima pode não ser muito familiar para a maioria mas se vos falar da iniciativa "Do Minho ao Algarve em cadeira de rodas" talvez vos surja na memória a imagem de um senhor dos seus 40/50 anos que durante vários dias percorreu o país de norte a sul em nome das suas convicções e da luta pela igualdade!!!!
Foi uma verdadeira maratona que aconteceu pela segunda vez este ano! Apesar da cobertura dos media não ter sido tão intensa como no ano passado (o que é uma pena) acho que a mensagem voltou a passar pelo menos para os mais atentos. Segundo o próprio esta iniciativa foi "Um grito rebelde e de sede de justiça". A mim parece-me é que o grito não fez muito eco...ou pelo menos não deixaram que fizesse.....mas paciência!!!! Mas é inevitável admirar a força deste homem e a determinação com que ele leva até ao fim os seus objectivos!!!! Só me resta dizer que ser vizinha dele é uma honra....gosto de me ver rodeada de pessoas que lutam pelo que querem e que sobretudo sabem viver!!!! Ele sabe, eu sei e todos sabem que ele é um verdadeiro vencedor....basta olhar para ele!
Fica aqui a minha homenagem!

Sorriso metálico


Pois é, hoje estou assim cheia de vontade de pegar num belo alicate e arrancar esta coisa metálica que tenho nos dentes...estou quase a fazer um ano de sacrificio mas parece que o tempo não passa......quero tirar istoooooooo!!!!!
Pronto desculpem lá o desabafo mas realmente não é fácil....
Eu sei que é por uma boa causa mas realmente acordar todos os dias com isto na boca não é propriamente a melhor coisa do mundo!!!!

Ainda por cima hj estava eu nos meus segundos de depressão matinal (que acontecem logo após o momento em que olho para o espelho) quando ouço uma musiquinha irritante vinda da televisão!!! Vou ver e o que era...perguntam vocês????? Nada mais nada menos do que o genérico de uns desenhos animados (PATÉTICOS) que dão pelo nome de "sorriso metálico"..... é caso para dizer: nada mais apropriado!!!!
Como devem imaginar fiquei tão comovida a olhar para a televisão que ainda bem que não tinha nada à mão nada que desse para atirar contra o ecrã!!!!!!!!!! Achei aquilo deprimente mesmo....e sobretudo uma forma não muito simpática de brincar com os sorrisos metálicos que existem por este mundo a fora!!!! Mas enfim até os desenhos animados estão a perder qualidades....eu sou do tempo....em que existia animação de qualidade...!!

Fica aqui a minha nota de protesto....

III Encontro da Convergir


A plataforma interassociativa de ambiente, urbanismo e ordenamento do território – CONVERGIR surgiu entre 2001/2002 e desde há três anos tem vindo a organizar um encontro anual que está aberto não só aos associados das entidades integrantes da plataforma, mas também ao público em geral.

Caminha e Viana do Castelo foram as cidades escolhidas para receber o III Encontro CONVERGIR, a decorrer entre os dias 25 e 26 de Outubro.Sob o mote “Desta água (não) beberei: Água, rios, mar, território e sustentabilidade”, o encontro promovido pela plataforma interassociativa CONVERGIR abordará, ao longo de três painéis, as problemáticas associadas à gestão dos recursos hídricos. As inscrições para o III Encontro CONVERGIR podem ser efectuadas, via correio electrónico ou fax, até 15 de Outubro próximo.
Achei que seria uma sugestão interessante!!!:)

P.S. - Para mais informações basta visitarem o site:
http://www.convergir.org/

(A)Mar


O mar...sempre o mar, o meu porto, o meu conforto, o meu descanso! Nele repouso nas horas de cansaço...nele me revejo quando a raiva mora em mim!
Sempre adorei o mar, quando quero pensar na vida fico a olhar para ele, a ouvi-lo...e ele fala!!!! A sério....basta fechar os olhos e saber descodificar cada som, cada murmúrio, cada rebentar da onda que chega...e diz tanto!!!! Olhar o mar e ver mais do que ele mostra...deixar-me levar sem sair do sítio e respirá-lo, tocá-lo, e senti-lo....às vezes majestoso e altivo, às vezes meigo e frágil!!! Talvez não exista no mundo um palco de tantos contrastes de tantas nuances como o mar!!! Ele que pode mostrar a sua força ou seduzir-nos com a sua calmia, ele que pode ser ruidoso ou encerrar em si um silêncio profundo, ele que pode ser mais do que pensávamos ser possivel nas malhas da crueldade que às vezes tece....! Mas o mar é sempre o mar...sempre distante e sempre tão perto, sempre mostrando o seu falso fim e deixando-nos perdidos a olhar para ele.....e deixa-se levar e deixa-se chegar sempre no mesmo passo vagaroso e constante de quem sabe para onde vai!
O mar....só o mar me leva...só ele me faz chegar!

Quando nem tudo é para todos....

Vivo numa cidade em que até á bem pouco tempo a biblioteca municipal estava num edificio onde a entrada tinha uma porta estreita seguida de um rol de escadas! Ficavam de fora desse espaço publico de leitura todas as pessoas que por um ou outro motivo não tivessem força/condições fisicas para subirem tal conjunto de degraus. Sim é verdade tirando as ditas escadas não havia outro meio de chegar à biblioteca!!! Felizmente hj em dia já não se vive essa situação pelo menos ao nivel da biblioteca pública...mas ainda muito há para fazer!!!! É necessário alertar consciências, é necessário perceber que as barreiras arquitectónicas ainda são uma realidade muito presente em qualquer ponto deste cantinho à beira mar plantado!!!! Torna-se revoltante perceber que o simples acto de entrar onde queremos, quando queremos e como queremos pode ser um realidade bem distante para uma parte da nossa população! Para percebermos esse sentimento de revolta a crecer dentro de nós basta darmos um pequeno passeio a pé pela nossa cidade e rapidamente detectamos mil e um pontos que só conseguimos transpor graças ao facto das nossas perninhas estarem em perfeitas condições!!! Aquilo que pode ser fácil de transpor para nós pode ser um verdadeiro pesadelo para alguém com dificuldades de locomoção, por isso só nos resta dar voz a esta revolta e pedir que algo se faça para diminuir este triste cenário!!!! Por exemplo a legislação é bem clara qt a estes aspectos mas será que é seguida à risca por todos????? Pois nem vale a pena responder não é? Talvez começar pelo aumento da fiscalização nesta área seja uma boa ideia!

As palavras são como as cerejas.....

Toda a vida ouvi dizer que as palavras são como as cerejas.....ora, como adoro cerejas sempre achei esta frase deliciosa!!!! E para além de ser sábia ( como qualquer frase nascida no ventre do povo) tem dentro de si aquela magia de nos despertar a imaginação para os seus diferentes sentidos! Para mim as palavras são sempre como as cerejas porque uma puxa sempre pela outra e da maneira que sou tagarela primeiro que me cale....ui, ui!!!! Mas também podem ser doces...e podem sobretudo ser partilhadas...da forma mais simples até à mais complexa! Gosto sobretudo das palavras que se tornam eternas....que atravessam o tempo e que por serem o produto de um momento de inspiração fazem com que cada vez que as ouvimos ou lemos nos adocem os sentidos como se de doces cerejas se tratassem!!!!! Porque estou sempre em tempo de vos adoçar a alma...deixo neste post um dos meus poemas favoritos do grande poeta José Régio!

Cântico negro

"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.—
Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.
Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...
Ide!
Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!

20 de Agosto....em Viana do Castelo

Hoje é dia de festa.....a minha cidade está ao rubro....!!!!!!! Os sons, os cheiros, as gentes e essa louca mistura entre o sagrado e o profano que fazem qualquer romaria ir ao rubro!!!!! Por isso nada melhor para abrir este blog do que deixar aqui um texto que fiz sobre as festa da minha santa terrinha ( sim eu sei que esta tem direitos de autor - depois pago Bárbara)!!!!


Viana do Castelo: palco de tradições

O património cultural popular de Viana do Castelo torna esta bela cidade num centro de tradições e memórias que o tempo soube preservar e aprimorar. Por estes dias quentes de Agosto Viana acorda mais bela do que nunca, mais iluminada, mais perfumada e mais doce, para receber com todo o seu esplendor os dias de romaria. Eternamente menina e eternamente princesa, a cidade nortenha que mistura os azuis do mar e do rio com o verde do monte que a envolve, prepara-se para viver uma enchente de cor e luz que traz à cena vários rituais e tradições que jamais foram apagados pelo tempo. A Imagem de Nossa Senhora da Agonia, em tempos Senhora da Soledade, veste-se de gala para receber uma vasta multidão que procura envolver-se e mergulhar num clima onde o sagrado e o profano se misturam como faces da mesma moeda.Falar das festas de Viana é falar do colorido, da alegria, dos sons e dos aromas que compõem toda a variedade etno-folclórica desta região. É impossível passar despercebido ao olhar de todos o colorido dos trajes, a originalidade do artesanato, a alegria que emana do folclore e a imponência do ouro que embeleza e ornamente todos os trajes. Detentora do estatuto de Rainha das Romarias, estas festas são porta bandeira das tradições minhotas e da enorme ligação da cidade de Viana do Castelo ao mar. Tudo começa com a primeira alvorada onde se ouvem os sons dos Zés P`reiras e das Bandas de Músicas a ecoar na Praça da República, que fica ainda mais alegre com as danças características dos Gigantones e Cabeçudos. Durante os quatro dias de festa são vários os momentos que animam a cidade e fazem juntar verdadeiras multidões pelas principais ruas deste município aquando da procissão solene, do cortejo etnográfico e da procissão ao mar. Esta última procissão tão ligada às crenças e às vivências das gentes do mar é um dos momentos mais emblemáticos e emocionantes destas festas. As ruas da ribeira são engalanadas por bonitos e coloridos tapetes de flores que são obra dos moradores da zona. Um momento alto é sem dúvida a passagem dos andores participantes na procissão ao mar (Nossa Senhora d`Agonia, Senhora dos Mares e S. Pedro) pelas ruas da ribeira. Passam os andores num passo lento, apoiados nos ombros dos homens que demonstram dessa forma a sua fé, tocam a compasso os músicos e vemos do céu caírem pétalas de flores sobre o rosto das sagradas imagens que passam pelas ruas como que para abençoar a imensa moldura humana que para elas olham. Se os dias são marcados pelos desfiles e cortejos e procissões as noites são marcadas pelas luzes intensas do fogo de artifício e pelo seu som estridente que ecoa por toda a cidade. Sem dúvida que a Serenata no Rio Lima é um momento de eterna magia onde todos os olhares se direccionam para o céu e esperam todos os anos ser surpreendidos pelo espectáculo de luz e de cor. O rio espelha as formas cada ano mais complexas do fogo de artifício e torna-se testemunha privilegiada de todo espectáculo, tendo ao longo das suas margens milhares de espectadores fascinados. O colorido de todos estes momentos é de tal forma inesquecível que para os filhos da terra fica a certeza do orgulho e da importância que a história da cidade e das suas raízes tem dentro de cada um de nós. Para os visitantes resta a vontade e o desejo de voltar novamente a viver estes longos e mágicos dias de profunda e enraizada tradição minhota. Terminam as festas e começa a saudade!